Privatização da CEB é tema de debate na CLDF nesta quinta (29)

0

A Comissão Geral da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza nesta quinta-feira (29) um debate sobre o processo de privatização da CEB. A atividade, que vai ocorrer no plenário da Casa, é de autoria do deputado prof. Reginaldo Veras (PDT).

O governo local vem adotando uma política falaciosa para enganar a população e viabilizar a venda da Companhia. Ao contrário do que diz o governador do DF, Ibaneis Rocha, a CEB Distribuição não perderá a concessão, pois tem ativos e contas a receber que, somados, chegam a mais de R$ 1,7 bilhões. Sabendo que a Aneel, que monitora e conhece os números da CEB, não declarará a caducidade do contrato de concessão, ele tenta de toda forma antecipar a privatização da empresa antes que os resultados da estatal evidenciem o cumprimento dos chamados covenants regulatórios em 2019.

O anúncio de privatização da CEB acende o sinal de alerta para o movimento sindical bancário, que vê na medida um risco para o BRB.

Cabe destacar que a CEB Distribuição caminha naturalmente para a sustentabilidade econômico-financeira, com custos operacionais declinantes e capacidade de investimento totalmente recuperável, principalmente se for implementado o Plano de Negócios 2019-2023 abandonado por esta gestão entreguista, que, ao invés de vender ações em empresas privadas de geração, prefere atender lobistas e vender a “jóia da coroa”.

Para o STIU-DF, está ficando cada vez mais claro para a população o risco da privatização das estatais do DF, bem como a gana desse governo por dinheiro e mais poder. No entanto, é essencial alertarmos todos os brasilienses sobre os riscos do desmonte da CEB.

Desta forma, convidamos toda a categoria eletricitária e a população para participarem da audiência que vai discutir a privatização da CEB.

A iniciativa faz parte do plano de lutas do sindicato e tem como objetivo desmistificar junto à população os mitos da desestatização e apontar os equívocos e os impactos da venda das empresas públicas.

O STIU-DF considera imprescindível submeter o debate da privatização à população e aos parlamentares. Desta forma, convidamos a todos a seguirem as redes da nova campanha em defesa da CEB pública.

Da Redação com STIU-DF