Preso Tarcísio Franklin, ex-presidente do BRB, acusado de lavagem de dinheiro

0

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira 14 de junho Tarcísio Franklin de Moura, ex-presidente do

BRB, acusado de lavagem de dinheiro.  Na foto, policiais civis carregam documentos apreendidos dentro do Edifício Brasília, sede do BRB.

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira 14 de junho Tarcísio Franklin de Moura, ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), acusado de lavagem de dinheiro, e o  ex-diretor de Recursos Administrativos e Tecnológicos da instituição, Alves Moreira.

A pedido do Ministério Público do Distrito Federal (MPDF), a polícia civil deflagrou nesta quinta-feira a Operação Aquarela com o objetivo de combater o crime de lavagem de dinheiro. Cinco andares do prédio do BRB, no Setor Bancário Sul, são vistoriados por policiais civis. Também há varredura no Centro Empresarial Norte e em residências de pessoas supostamente ligadas à ilegalidade. Até o momento, sete pessoas foram presas na capital federal.

A 1ª Vara Criminal expediu 40 mandados de busca e 20 de prisão temporária. Os acusados são investigados por fraude em licitações públicas, peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Estão envolvidas instituições financeiras, empresas de grande e pequeno porte e entidades do terceiro setor. Um dos presos da operação é o fundador da ONG Instituto Caminhar, André Luiz Silva, que, segundo informações de um dos envolvidos no esquema, simulava projetos assistenciais para receber recursos do governo. 

No Centro Empresarial Brasília, na Asa Norte, seis homens da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) permanecem do lado de fora do prédio enquanto dois delegados fazem buscas dentro do edifício. De acordo com informações da PCDF, 340 policiais, 15 delegados, 17 promotores de justiça e fiscais da Receita Federal trabalham na operação.

Todos os documentos apreendidos e pessoas presas na Operação Aquarela serão levados para a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DECO), no SIA. Além do DF, a operação é deflagrada em Goiás, Paraná e São Paulo. Às 11h30 desta quinta-feira, o procurador geral do DF, Leonardo Bandarra, dará entrevista coletiva para detalhar sobre assunto.

Relação dos presos no DF:

Tarcício Franklin de Moura (ex-presidente do BRB)
Juarez Lopes Cançado (presidente da Asbace)
Ari Alves Moreira
Rildo Ramalho Pinto

Durais Vogado Barreto
André Luis de Souza Silva
Sheila Kelly de Freitas Baltazar da Penha;
Fabrício Ribeiro dos Santos;
Nilson Lacerda Wanderlei
Rose Mary Saraiva Leal
Jeovana Drazdaukas
Georges Kammoun (doleiro)
Noelma Ribeiro Xavier
Marta Bertolli de Santana
Marcos William Porfírio

Com informações do CorreioWeb