Política econômica desastrosa de Bolsonaro empurra PIB brasileiro para maior queda dos últimos 25 anos. Confira análise do Dieese

0

Que o governo Bolsonaro tem sido uma completa catástrofe não é segredo. Além da completa inabilidade para lidar com a maior crise sanitária dos últimos tempos, Jair Bolsonaro e sua equipe também estão destruindo a economia brasileira. O Produto Interno Bruto (PIB), que vinha aumentando, em 2020 registrou a maior queda nos últimos 25 anos: 4,1%.

De acordo com análise do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a leve velocidade de crescimento adquirida pela economia em 2019 foi desacelerando significativamente já no primeiro trimestre de 2020, quando o recuo da atividade econômica brasileira registrou 0,3%. No segundo trimestre do ano passado, a queda foi de 10,9%, a maior registrada na série histórica do IBGE, iniciada em 1996. Aí, a projeção já era de recessão para o ano. Em 2020, o PIB brasileiro totalizou R$ 7,4 trilhões.

Se observados os percentuais nos setores econômicos, indústria e serviços registraram queda nas atividades com -3,5% e -4,5%, respectivamente. Somente o setor da agropecuária registrou crescimento de 2%.

O consumo das famílias seguiu a lógica geral e registrou queda de 5,5% no ano passado. Segundo o documento, “este resultado foi influenciado pela diminuição da circulação das pessoas, aumento do desemprego, redução e suspensão de jornada e queda da renda dos trabalhadores e suas famílias, em função da pandemia da Covid-19”. O consumo das famílias é responsável por 60% do PIB.

O recorde, entretanto, vem do consumo do governo. A análise destaca que em 2020 a despesa do governo registrou queda de 4,7% num período onde “os gastos públicos poderiam ter amenizado seus impactos negativos sobre a atividade econômica, mas não foi o que ocorreu”.

DIEESE-Nota-sobre-o-PIB-Brasil-2020-1

Da Redação