Plenária do 24º Conecef define pauta específica de reivindicações na Caixa

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Evento aprova hoje itens que serão negociados com a direção da empresa, concomitantemente às negociações gerais da campanha salarial deste ano

Os 187 delegados que participam do 24º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), evento que está sendo realizado desde ontem em São Paulo (SP), como parte da programação da 10ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizam nesta quarta-feira, dia 29 de julho, plenária sobre as questões específicas que constarão da pauta de reivindicações a ser negociada com a direção da empresa, concomitantemente com as negociações da campanha nacional salarial deste ano.

A plenária final do 24º Conecef aprovará as propostas resultantes dos debates ocorridos em quatro grupos para temas distintos: Funcef, Saúde Caixa, carreira, representação dos trabalhadores na gestão da Caixa e organização do movimento. As reivindicações do segmento de aposentados, que participa do Conecef com delegação composta de 25 integrantes, serão debatidas nessa plenária final.

Entre as propostas formuladas pelos aposentados constam a recomposição do poder de compra dos benefícios (perdas no período de 1995 a 2001), a equiparação entre mulheres admitidas até 18 de junho de 1979 e homens aposentados proporcionalmente, a solução do processo de migração dos participantes da Prevhab para a Funcef, a extensão do auxílio-alimentação para todos os aposentados e pensionistas, o Plano Família dentro do Saúde Caixa para filhos acima de 24 anos e o pagamento pela Caixa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) aos aposentados e pensionistas.

Tecnologia da informação
Ainda ontem, como parte do calendário do 24º Conecef, ocorreu um debate sobre tecnologia da informação na Caixa, que teve como expositora a vice-presidente de Tecnologia da Informação da empresa, Clarice Coppetti. O foco foi o desafio enfrentado pela Caixa nessa área. Na ocasião, Clarice fez uma radiografia da complexa estrutura da empresa para o enfrentamento da demanda do Estado brasileiro em programas sociais e para a cada vez mais acirrada competição no mercado. Ela disse que as soluções em tecnologia buscam acompanhar o forte ritmo de crescimento das operações.

Foi mostrado que a Caixa possui 46 milhões de contas, incluindo as contas correntes, as da Caixa Fácil e as de poupança. Esse número era praticamente a metade em apenas cinco anos atrás. Hoje, são realizadas cinco milhões de transações por mês – 320 milhões em transações financeiras e 180 milhões em transações com jogos. O cadastro único dos programas sociais inclui cinco milhões de pessoas. A capacidade total de processamento da empresa é de 56.766 transações por segundo.

Mais dados: a Caixa opera com 2.400 agências/postos de atendimentos (PABs), 8.871 casas lotéricas, 7.090 correspondentes bancários, 2.380 salas de auto-atendimento e 1.050 postos de atendimento especial (PAEs). São ligados diretamente à área de tecnologia 2.609 empregados, número correspondente a 3% do total de trabalhadores da empresa. Estão também vinculados à Vice-presidência de Tecnologia da Informação (Vitec) outros 12.425 empregados da retaguarda (17% do quantitativo total).

No debate do 24º Conecef, Clarice Coppetti lembrou que as demandas à área de tecnologia tornaram-se ainda mais pesadas a partir de 2004, depois que a empresa decidiu internalizar sistemas de loterias, penhor, crédito educativo, gestão do Fundo de Compensação das Variações Salariais (FCVS) e material permanente. Ela anunciou também que estão em andamento projetos para adoção desse mesmo tipo de iniciativa no auto-atendimento, no processamento de cartões e nas operações imobiliárias.

Foi destacada ainda a dificuldade da Caixa na retenção de quadros em tecnologia da informação, dada a forte disputa de mercado por profissionais. Outra dificuldade diz respeito à contratação de empresas devidamente qualificadas para a realização de projetos: muitas que concorrem e vencem em pregões nem sempre estão habilitadas para aquilo que se pretende realizar. Outro problema apontado foi a dependência de fábrica de software.

Para enfrentar os desafios da área de tecnologia da informação, a Vitec aposta na qualificação dos empregados. Coppetti afirmou que muitos prestadores de serviços com boa qualificação têm sido substituídos por contratados por concurso que necessitam de aperfeiçoamento técnico.

Antes da exposição da vice-presidente da Caixa, os delegados do 24º Conecef realizaram debate no qual cobraram da empresa maior investimento em capacitação e mais contratações para a área de tecnologia da informação. Foi cobrado ainda o foco da tecnologia da informação na solução de diversos processos que têm gerado operações em demasia, levando o bancário à fadiga e ao adoecimento devido ao cumprimento de metas.