Plenária com empregados da Caixa nesta quinta (16) tira dúvidas sobre ação de ‘quebra de caixa’

0

O Sindicato convida os empregados da Caixa Econômica Federal beneficiários da ação de “quebra de caixa” para uma plenária nesta quinta-feira (16), às 18h30, na sede da entidade (EQS 314/315).

O encontro será presencial e tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre os próximos passos da ação, que entrará em breve na fase de execução – já que transitou em julgado –, quando será dado início ao pagamento dos direitos dos trabalhadores. O processo aguarda retorno à vara de origem para iniciar essa fase.

> Para participar da plenária é preciso cadastramento prévio, que pode ser feito aqui

A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e secretária de Imprensa do Sindicato, Fabiana Uehara, destaca que “é muito importante a participação dos colegas. É uma ação esperada e queremos esclarecer todas as dúvidas possíveis”.

A ação movida pelo Sindicato reivindica o pagamento da parcela “quebra de caixa” para as funções de tesoureiro e caixa.

Antes da supressão pela Caixa, o adicional “quebra de caixa” era previsto em normativo interno e remunerava os empregados que lidavam com numerários para cobertura de eventuais diferenças de caixa.

A justiça reconheceu que a previsão da parcela em regulamento interno da Caixa incorpora ao contrato de trabalho dos empregados substituídos na ação, sendo ilegal a supressão efetuada pelo banco.

Ambas as funções (caixa e tesoureiro) manipulavam numerários e se submetem ao risco de “diferenças contábeis”, daí por que fazem jus ao recebimento da parcela “adicional de quebra de caixa”. Dessa forma, a Caixa foi condenada ao pagamento da parcela e seus reflexos.

Da Redação