Plano 1 recebe R$ 3,48 bi com vitória dos fundos de pensão em ação de 1991

0

O Plano 1 recebeu nesta terça-feira 20 em sua conta corrente o depósito de R$ 3,48 bilhões referentes ao pagamento de títulos precatórios federais das Obrigações do Fundo Nacional de Desenvolvimento (OFND), como resultado de vitória judicial na ação movida em 1991 pela Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), que representa os fundos de pensão. Os dirigentes da Previ tiveram participação fundamental no fechamento do acordo no processo judicial que já durava mais de 30 anos. 

“Esse depósito é para ser muito comemorado por nossos associados e associadas. É uma vitória de todos que atuam na previdência complementar, dos trabalhadores, dos fundos de pensão e de sua entidade representativa, a Abrapp”, comemora Márcio de Souza, diretor eleito de Administração da Previ.

“Essa vitória nasceu da indignação dos dirigentes previdenciários que nos antecederam há mais de 30 anos, com os critérios adotados pelo governo federal para a correção dos títulos públicos chamados OFND, que traziam prejuízos para os associados”, acrescenta Márcio.

A Previ é parte da ação movida pela Abrapp em setembro de 1991 contra o fundo Nacional de Desenvolvimento (FND) do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) e da União Federal. O objetivo da ação era refazer os cálculos da atualização do valor das OFND e, consequentemente, dos seus rendimentos.

“O recebimento desse valor nos mostra que a luta em defesa dos nossos direitos sempre vale a pena, mesmo que ultrapasse gerações. Essa é uma vitória de todos aqueles que acreditam no associativismo e na previdência complementar dos trabalhadores. Parabéns para todos nós”, conclui Márcio de Souza. Veja no vídeo abaixo a análise do diretor eleito de Administração.

Fonte: PREVI