Palco de Luta, filme sobre história do Sindicato, é selecionado para o Festival do Rio, marcado para outubro

0

A trajetória combativa do Sindicato chega às telonas do Festival do Rio, uma das maiores mostras do audiovisual do país, que ocorre entre os dias 6 e 16 de outubro. A produção Palco de Luta, dirigida pelo brasiliense Iberê Carvalho, conta a história da entidade sindical que tem em seu DNA o protagonismo e a defesa dos direitos da categoria bancária e de toda a classe trabalhadora.

“Quando rascunhávamos as ideias centrais para o roteiro do Palco de Lutas, tínhamos claro que a narrativa do documentário deveria transcender, não sendo um filme para ficar na prateleira, mas sim que pudesse contagiar estudantes, jovens, e mobilizar a classe trabalhadora em relação à luta e disputa para a construção dos direitos”, revela Kleytton Morais, presidente do Sindicato.

“A estreia em festivais, na tela de cinema, democratiza e amplifica ainda mais a intenção inicial. É preciso contar a história dos trabalhadores. Seu protagonismo, a partir do ponto de vista dos interesses da classe trabalhadora”, sustenta Kleytton.

O filme compõe a programação nacional do festival, na Première Brasil, e figura entre as mais de 70 obras selecionadas pela curadoria. O longa Palco de Luta concorreu e integra a mostra ‘O Estado das Coisas’.

Para o diretor, “ter o filme selecionado, junto com a qualidade e o renome das outras produções selecionadas, é um feito muito importante. Ainda mais na volta do festival na modalidade presencial”. Iberê Carvalho destaca ainda que os temas levantados pelo filme são muito atuais e carecem de debate, “como é o caso da precarização do trabalho, a organização dos trabalhadores a partir de seus sindicatos, acúmulo de riqueza etc”.

Exibição

No dia 13, o filme será exibido em sessão especial para convidados. No dia seguinte, a sessão será aberta ao público. O Festival do Rio acontece de 6 a 16 de outubro, no tradicional Cine Odeon, na Cinelândia.

O Sindicato parabeniza o diretor de Palco de Luta pela seleção de sua obra para mais um festival de relevância nacional.

Da Redação