Niara define o Brasil e seu sistema tributário: “Paraíso fiscal para os ricos, inferno para o pobres”

0

Ao denunciar o modelo injusto e concentrador de riquezas do sistema tributário brasileiro, Niara, a mascote da campanha Tributar os Super-Ricos, dispara: “isso aqui é um paraíso para os ricos e um inferno para os pobres”.

A indignação da personagem é explicada pelos dados apontados pelas entidades que promovem a campanha por justiça tributária no Brasil:

“O imposto sobre Grandes Fortunas está na Constituição desde 1988 e não é cobrado. Os sócios e proprietários de empresas não pagam impostos sobre rendimentos desde 1996, quando foi concedida isenção dos lucros e dividendos. As taxas sobre heranças não passam de 8%, enquanto em países desenvolvidos é de 40% ou mais. O Imposto Territorial Rural é tão irrisório que faz a festa do Agro Pop commodities. O Imposto de Renda tem alíquota máxima de 27,5%, mesmo com a Constituição prevendo alíquotas maiores para rendas altas”.

As representações dos movimentos sociais entendem que a reforma tributária que está em discussão no Congresso não promove a justiça social, e fazem o chamamento à mobilização: “Todo dia é dia de lutar por justiça fiscal e social”.

Conheça a campanha:

facebook.com/tributar.os.super.ricos
instagram.com/tributar.os.super.ricos
twitter.com/OsTributar
ijf.org.br/tributar.os.super.ricos

Da Redação