Negros são discriminados no mercado de trabalho, confirma Dieese

0

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou na semana passada um estudo sobre os negros no mercado de trabalho nas regiões metropolitanas. Veja aqui a íntegra do estudo.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou hoje um estudo sobre os negros no mercado de trabalho nas regiões metropolitanas. Veja aqui a íntegra do estudo.

De acordo com o estudo, a inserção dos negros nos mercados de trabalho metropolitanos se dá de forma mais precária do que a dos não-negros e a proporção de negros na situação de desemprego supera a porcentagem de negros na População Economicamente Ativa.

O Dieese concluiu ainda que as taxas de desemprego dos negros são sempre superiores às dos não negros e, em algumas regiões (Porto Alegre, Salvador e São Paulo), a taxa de desemprego dos homens negros é superior, inclusive, à taxa de desemprego das mulheres não-negras. Contudo, o desemprego das mulheres negras chega a ser quase duas vezes maior do que o desemprego dos homens não-negros.

Nesta segunda-feira 20, haverá uma passeata em São Paulo, a Marcha da Consciência Negra, a partir das 15h, em frente ao Masp. A caminhada vai até a Assembléia Legislativa, finalizando com um grande ato público.

Há 35 anos, o 20 de Novembro é a referência para as mobilizações pela conquista de direitos, o combate ao racismo e a valorização da identidade afro-brasileira.