Luta das comunidades quilombolas por reparação histórica e direitos é tema do TV Bancários desta quinta (19)

0

O TV Bancários desta quinta-feira (19) tem como tema a “Luta das comunidades quilombolas por reparação histórica, direitos, vida digna e cidadania”. O convidado do programa é Wander Alves, liderança quilombola da comunidade Ana Laura, de Piracanjuba (GO). O programa vai ao ar ao vivo excepcionalmente às 14h.

Estudo da Base de Informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2019, aponta a existência de 5.972 comunidades quilombolas no Brasil, distribuídas em 1.672 municípios.

Entre as localidades identificadas, 404 são territórios oficialmente reconhecidos, 2.308 são denominados agrupamentos quilombolas e 3.260 são identificados como outras localidades quilombolas. A pesquisa foi feita a partir da base territorial do Censo 2010.

O Sindicato dos Bancários de Brasília mantém e busca fortalecer ações em defesa dos povos originários, contra a discriminação e o abandono. Em 2016, a representação dos bancários e bancárias liderou a Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Distrito Federal e Entorno.

O trabalho da comissão contemplou 18 comunidades quilombolas, num raio de 350 quilômetros de Brasília. Em visitas aos quilombos, foram resgatadas narrativas fundacionais a respeito do surgimento e da manutenção das comunidades rurais negras no DF e Entorno.

Em 2017, o Sindicato publicou o livro “A Verdade sobre a Escravidão Negra do Distrito Federal e Entorno”.

O olhar e as ações voltadas para as causas e as necessidades dos povos quilombolas do DF e Entorno estão também expressos na campanha de solidariedade “Quem tem fome tem pressa”, desenvolvida pelo Sindicato desde o início da pandemia de Covid, em 2020. Com a contribuição dos bancários e bancárias, o Sindicato realiza a distribuição de cestas básicas às comunidades vulneráveis.

A transmissão do TV Bancários acontece ordinariamente às quintas-feiras, a partir das 19h, pela TV Comunitária de Brasília e pelas redes sociais do Sindicato.

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília