Juventude aponta caminhos para ampliar participação no movimento sindical

0

Um novo encontro está marcado para 30 de janeiro de 2024

O Coletivo da Juventude da CUT-DF retomou os trabalhos e se reuniu pela primeira vez nesta nova gestão. O encontro, que aconteceu nesta quarta-feira (13) e contou com a participação de trabalhadores de diversos segmentos, apontou, entre outros pontos, a necessidade de ampliar a participação do segmento no movimento sindical.

“Foi uma reunião muito satisfatória. Vi uma juventude animada, determinada, disposta e comprometida com a luta. Neste primeiro momento, nos conhecemos e entendemos como ocorre a organização da juventude trabalhadora dentro de cada sindicato que participou da atividade. O nosso objetivo agora é atrair mais jovens para fortalecermos ainda nossa mobilização por direitos”, disse o secretário da Juventude a CUT-DF, Tiago Bitencourt.

No dia 30 de janeiro de 2024, o grupo se reúne novamente para debater ações e estratégias de lutas que serão levadas ao Planejamento da CUT, que deve ocorrer em meados de fevereiro. Além disso, no próximo período, destacou o secretário, serão intensificadas as ações para que todos os sindicatos CUTistas tenham um coletivo do segmento.

“Não é possível pensar no futuro do movimento sindical sem pensar no empoderamento da juventude. Dessa forma, a criação dos coletivos dentro de cada sindicato será fundamental para avançarmos na construção de políticas voltadas ao jovem trabalhador”, afirmou o secretário.

Participaram da reunião os sindicatos dos Comerciários (Sindicom-DF); dos Professores no DF ( Sinpro-DF), dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do DF e  Entorno (Sintect-DF); dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes, Lanchonetes e Similiares do DF (Sechosc-DF), e da Limpeza Urbana (Sindlurb-DF).

O presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, o secretário-geral, Douglas Almeida, os secretários de Comunicação, Rodrigo Britto, e de Formação, Roberto Miguel, e a secretária de Saúde do Trabalhador, Conceição Costa, também estiveram presentes da atividade.

Fonte: CUT-DF