Jornada de Lutas contra os Juros Altos é o tema do TV Bancários desta quinta-feira (22)

0

O TV Bancários desta quinta-feira (22) é dedicado à Jornada de Lutas da CUT, demais centrais e movimentos populares contra os juros altos, e tem como convidado Jacy Afonso, presidente do PT-DF e ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília.

O programa vai ao ar às 19h, pela TV Comunitária de Brasília (Canal 12 da Net), com transmissão ao vivo também pelas redes sociais do Sindicato.

A Jornada de Lutas contra os Juros Altos foi deflagrada na última sexta-feira (16) com uma caminhada organizada de pela CUT, pelas centrais sindicais e pelos sindicatos filiados, em São Bernardo do Campo, com participação dos movimentos populares.

A mobilização, que se dá também nos redes sociais, será permanente, até que o Banco Central, comandado pelo bolsonarista Roberto Campos Neto, pare de boicotar o país e baixe a taxa básica de juros, que é a maior taxa do mundo.

“Não vamos sair das ruas enquanto o Campos Neto não baixar a Selic. Se ele não fizer isso, vamos ao Senado pedir a cassação dele. Porque o papel do presidente o BC é promover emprego, desenvolvimento do país e ele está fazendo o contrário”, disse o presidente da CUT, Sérgio Nobre.

As representações dos trabalhadores e dos segmentos populares voltaram às ruas, por todo o país, nesta terça-feira (20), data em que teve início nova reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) para definir a taxa de juros a ser adotada no país.

Os protestos ocorreram em locais de grande concentração das cidades e em frente às sedes do Banco Central. Em Brasília, o ato em frente ao BC contou com a participação do presidente da CUT, de lideranças sindicais e sociais e de parlamentares.

A Jornada de Luta tem como lema “Com juros assim o Brasil para” e usa na mobilização pelas redes sociais as #JurosBaixosJá e #ForaCamposNeto.

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília