João Fukunaga assume presidência da Previ nesta terça (28); mandato será alinhado aos interesses dos associados

0

Funcionário de carreira do BB, João Fukunaga tomou posse do cargo de presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, a Previ, nesta terça-feira (28). Fukunaga teve sua indicação aprovada pelo Conselho Deliberativo da entidade e o atestado de habilitação concedido pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para ocupar o cargo. A cerimônia de posse foi realizada nesta manhã, na sede da Previ, no Rio de Janeiro.

Depois de entrar no banco, em 2008, Fukunaga assumiu a coordenação da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) 10 anos depois. É esta a comissão que representa o conjunto dos bancários do BB nas mesas de negociação específicas com o banco. Em 2020, se tornou auditor sindical dos valores da Participação nos Lucros e Resultados do banco, conforme previsão do Acordo Coletivo de Trabalho.

Presidente do Sindicato, Kleytton Morais aponta as expectativas de associados e pensionistas para a gestão de Fukunaga. “A chegada do companheiro João Luiz Fukunaga na presidência da Previ é muito importante para a defesa dos direitos dos participantes Previ e de outros fundos de pensão. Será um aliado estratégico na construção de diálogo necessário para rever o ambiente normativo que se instalou no país e que ameaça os participantes dos planos de pensão. Cito, por exemplo, temas como retirada de patrocínio, transferência de gestão para ditos agentes de mercado (atacando o direito à gestão compartilhada pelos participantes), além de outras igualmente nocivas resoluções de mercado”.

Nas redes sociais, Morais parabenizou Fukunaga pela posse. “Que sua invejável capacidade de trabalho, negociação, firmeza e o rigor na defesa dos interesses dos funcionários e funcionárias ativos e aposentados do BB contribuam sobremaneira para fazer a Previ ainda mais sustentável, eficiente e segura, com melhores níveis de cobertura para associados e pensionistas”, comemorou.

Da Redação