Integrantes do MST e do MATR ocupam o Matriz I da Caixa

0

Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e do MATR (Movimento de Apoio ao Trabalhador Rural) ocuparam na manhã desta quarta-feira o edifício Matriz I da Caixa Econômica Federal, no Setor Bancário Sul. A desocupação se deu no início da noite, depois que um grupo de representantes foi recebido em audiência pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, e pela presidente da instituição financeira, Maria Fernanda Ramos.

 

Por essa razão, praticamente não houve expediente nas dependências do prédio. A PM foi acionada, mas não há registros de confronto.

Segundo informações do site do MST, os protestos estão sendo realizados conjuntamente em mais 16 estados dentro da jornada nacional de lutas por Reforma Agrária para exigir o assentamento das 150 mil famílias acampadas no país e investimentos públicos na produção agrícola e habitação em assentamentos.

Eles exigem ainda mudanças na política econômica para criar condições para a sustentabilidade de um modelo agrícola baseado em pequenas e médias propriedades.

O Sindicato reconhece a legitimidade do movimento e cobrou da direção da Caixa que "não lançasse mão da força policial, como fez com os bancários em campanhas salariais anteriores, para coibir a manifestação”, afirmou o diretor do Sindicato e funcionário da Caixa Raimundo Félix.

Atualizada em 17/4, às 10h