Inscrições abertas para o I Colóquio de Psicopolítica e Psicopatologia do Trabalho, promovido pela UnB na sexta (20)

0

O Sindicato convida as bancárias e os bancários a participarem do I Colóquio de Psicopolítica e Psicopatologia do Trabalho, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da UnB, na sexta-feira (20), das 9h às 17h30, no Campus Darcy Ribeiro e no Instituto de Biologia (auditório I). O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

As inscrições podem ser feitas no http://eventos.nucleotrabalho.com.br

A secretária de Saúde do Sindicato, Vanessa Sobreira, considera o I Colóquio muito importante e oportuno, uma vez que vai tratar do adoecimento gerado pela política neoliberal. “Hoje os trabalhadores da nossa categoria estão entre as principais vítimas desse processo”, observa.

Vanessa acrescenta que as bancárias e os bancários vivenciam uma rotina estressante de trabalho, com intensificação de metas, estímulo exagerado da competitividade e destruição de um ambiente solitário de trabalho. “Isso tem aumentado muito a suscetibilidade ao adoecimento, levando ao progressivo esgotamento físico e mental”, aponta.

Discurso capitalista colonial

Uma das palestras do I Colóquio será ‘Discurso capitalista colonial e melancolização do sujeito que adoece pelo trabalho’, a ser ministrada por Ana Magnólia Mendes, professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e coordenadora do Núcleo Trabalho, Psicanálise e Crítica Social da UnB. Ela é parceira do Sindicato na pesquisa ‘Riscos Psicossociais do Trabalho Bancário”, realizada em 2014.

De acordo com a pesquisa, cerca de 40% dos bancários do DF estão em risco de adoecimento. Os dados mostram que 60% dos bancários já sofreram assédio moral no ambiente de trabalho. Além disso, 70% vivenciam a indignidade e 60% disseram se resignar com a indignidade no ambiente de trabalho. Entre as principais causas para os dados negativos estão a falta de participação nas decisões, os prazos inflexíveis e o excesso de normas.

Palestras

As demais palestras a serem proferidas no evento são ‘O resto é silêncio? Em busca das vidas partidas no mundo do trabalho neoliberal’, com o professor João Batista Ferreira, ‘As falsas promessas e os imperativos da sociedade da performance’, com o professor Emílio Peres Facas, e ‘Neoliberalismo e modos de existir-resistir’, com a professora Leda Gonçalves de Freitas.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília