Inflação chega a 7,59% em maio, aponta resumo dos indicadores da conjuntura do Dieese

0

A alta generalizada em diversos setores da economia prossegue de forma acelerada no país. De acordo com os indicadores de conjuntura do mês de maio de 2021, mapeados pela subseção do Dieese Bancários-DF, a curva intensa da inflação acumulada nos últimos 12 meses, por data-base, atingiu 7,59%. No mesmo mês do ano passado, quando o país já enfrentava as consequências da crise sanitária, o índice foi de 2,46%, seguido de apenas duas quedas, em junho (2,05) e julho (2,35).

Nos indicadores diversos, a cesta básica de Brasília chegou a R$ 587,33 em abril/2021. Com relação à taxa de desemprego, o resumo do Dieese mostra que grande parte da população continua fora do mercado de trabalho. A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) no Distrito Federal) aponta que em março o índice era de 19,5%. Já a PED na Periferia Metropolitana de Brasília (PMB) registra 23,1% no mesmo mês.

Quanto à taxa de subutilização (PNAD Brasil), que compreende os desocupados, os subocupados por insuficiência de horas trabalhadas e os desalentados que gostariam de ter um trabalho, o índice chegou em 23,5% em fevereiro.

Ainda de acordo com o resumo dos indicadores da conjuntura do Dieese, a taxa de juros Selic (ao ano) em 5 de maio de 2021 foi de 3,50%. E a taxa de câmbio para compra de dólar estava em R$ 5,225 no dia 11 de maio.

Nos indicadores das atividades econômicas, destaque para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro que teve uma queda histórica, registrando uma variação de -4,1% de janeiro a dezembro de 2021.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília