Funcionários da Poupex realizam assembleia dia 25 para deliberar sobre pauta de reivindicações 

0


A Campanha Nacional de 2018, que tem como mote “Todos por tudo – resistir e vencer”, apresenta-se em um cenário bastante conturbado, e com perspectivas de se desenvolver em um ambiente de muita dificuldade. Está em vigor uma nova lei trabalhista, que suprimiu direitos do trabalhadores em favor de maior liberdade das empresas e menor custo do trabalho. Os sindicatos estão sendo asfixiados; os trabalhadores, abusados; a justiça trabalhista está sendo manietada. Ou seja, além de oprimir quem gera a riqueza das empresas, os instrumentos de defesa dos interesses dos trabalhadores estão sendo minados em sua capacidade de ação.

Aliado a isso, temos um país que continua a patinar economicamente, com uma perspectiva muito ruim de crescimento, o que impacta sobremaneira as negociações coletivas. Para completar o quadro de dificuldades, estamos em ano eleitoral, com uma justiça que está interferindo fortemente para direcionar o quadro eleitoral, de forma que não reste aos eleitores outras opção senão a de votar em candidatos do “mercado”, favoráveis a esta verdadeira “deforma trabalhista” feita pelo ilegítimo governo Temer.

Por outro lado, mesmo em meio a enormes dificuldades, vemos uma reação de grande envergadura dos trabalhadores que, diante das dificuldades, estão se reinventando, e, juntamente com seus sindicatos combativos, conquistando boas negociações e ótimos acordos coletivos. Apenas como exemplo, cabe destacar que, no ano de 2017, mais de 60% das negociações coletivas terminaram com os trabalhadores obtendo ganho real, porém, à custa de muito sacrifício, muita disposição e muita luta.

A luta dos bancários

É dentro desta conjuntura que nós, bancários, estamos desenvolvendo nossa campanha nacional, a qual, por uma decisão estratégica da 20ª Conferência Nacional dos Bancários, ocorrida entre 8 e 10 de junho, em São Paulo, reforçou a necessidade de fazê-la unificada, em nível nacional, porém respeitando as singularidades de cada banco.

Dessa forma, e dando continuidade à organização da campanha, os funcionários da Poupex estão sendo chamados para uma assembleia a ser realizada no próximo dia 25, às 13h30, no Teatro da sede da empresa, para debater e deliberar sobre a pauta específica de reivindicações dos trabalhadores, bem como definir formas de mobilização para a construção de uma vitoriosa campanha.

O Sindicato dos Bancários de Brasília apresentará aos trabalhadores da Poupex uma proposta de pauta, que estará disponível em seu site, como contribuição para o debate. Neste período, até o dia 22, também estaremos recebendo contribuições e sugestões de qualquer empregado da Poupex que queira participar da construção da proposta, pois o Sindicato entende que a campanha passa necessariamente pela construção da pauta e ela tem de ser coletiva.

Confira a proposta de pauta aqui.

Discuta com seus colegas e amigos no trabalho, veja o que é fundamental e que deve constar na pauta a ser encaminhada à empresa, e contribua, pois você, trabalhador da Poupex, melhor do que ninguém, sabe das necessidades de seus dia a dia no trabalho. As sugestões podem ser encaminhadas para os e-mails eustaquioribeiro@hotmail.com e raydelima33@gmail.com.

Participe da assembleia e se engaje na Campanha Nacional dos Bancários. Façamos uma campanha forte, pois os patrões têm as leis, a polícia e o estado para se protegerem, enquanto nós temos nossa criatividade, nossa capacidade de resistência e nossa luta para continuar avançando.

Confira a seguir o edital da assembleia:

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA 

Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brasília, por seu representante legal, convoca todos os empregados da POUPEX – Associação de Poupança e Empréstimo, sócios e não sócios desta entidade de classe, da base territorial de Brasília (DF), para assembléia geral extraordinária a ser realizada no dia 25/06/2018 às 13h30min, sito no Edifício Sede da Fundação Habitacional do Exército Av. Duque de Caxias, s/n° – Parte A Setor Militar Urbano (SMU) – Brasília (DF), para apreciação e deliberação sobre a proposta de ACT – Acordo Coletivo de Trabalho 2018.
 

Brasília (DF), 22 de junho de 2018. 

Eduardo Araújo de Souza

Diretor Presidente

Atualizada às 16h38 de 22/06

Da Redação