Funcionários da Cooperforte fazem plebiscito nesta sexta para aprovação do novo PCS

0

O Sindicato, conforme deliberação da última assembleia, convoca todos os funcionários da Cooperforte para plebiscito que será realizado nesta sexta-feira (9), entre 9h e 18h, para aprovação da nova proposta do Plano de Cargos e Salários (PCS) apresentada pela empresa. O Sindicato disponibilizará uma urna na porta de entrada da Cooperforte para coleta de votos.

A proposta de PCS da Cooperforte apresenta avanços significativos. Prevê possibilidade de promoção a cada dois ou quatro anos dependendo de avaliação positiva, o que, de imediato, promoverá 92 trabalhadores da área técnica e dez do nível gerencial apenas pelo reenquadramento do plano. 

Houve progresso também em relação aos níveis da carreira e às faixas salariais. No caso dos cargos de nível técnico, o novo PCS diminui de cinco para quatro os níveis de carreira mantendo em três as faixas salariais e majora em 5%, de modo linear, os níveis de cada faixa e entre 7% e 15% nas mudanças de faixas. Nas chamadas carreiras de nível estratégico, haverá aumento para 32 do número de cargos gerenciais e estratégicos e incremento de 3 para 4 dos níveis salariais.

De todos os itens do novo plano de carreira, há pendência apenas na questão que trata dos critérios para avaliação de desempenho. O Sindicato propôs a criação de um comitê de homologação das avaliações por mérito, de forma a garantir transparência e lisura no processo. A Cooperforte apresentou como contraproposta o compromisso de definir critérios de avaliação positiva e apresentá-los à direção do Sindicato até 31 de outubro.