Funcef: Novo Plano prevê inclusão do CTVA no salário de participação

0

A inclusão do CTVA (Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado) no salário de participação, conforme previsto pelo Novo Plano da Funcef, garante benefício maior para a ampla maioria dos empregados da Caixa.

A inclusão do CTVA (Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado) no salário de participação, conforme previsto pelo Novo Plano da Funcef, garante benefício maior para a ampla maioria dos empregados da Caixa. Isto faz uma grande diferença no cálculo do seu salário de participação, aquele que é considerado para o desconto da contribuição ao INSS e à Funcef.

Neste caso, a vantagem não é pequena, pois nenhum outro plano de benefícios no âmbito da fundação considera o complemento no cálculo da contribuição. Esse valor corresponde à parcela acrescida ao salário-padrão e é necessário para o empregado atingir o piso de mercado para determinada função. Quanto maior o CTVA, maior também será a contribuição da Caixa ao plano, limitada a 12% desse novo valor. Para efeito do Novo Plano, será considerado até R$ 8.300 o valor do salário de participação.

Ficam de fora do salário de participação as rubricas não-habituais, a exemplo de horas extras, abonos, gratificações ou qualquer pagamento de natureza eventual ou temporária que não integre e nem venha a integrar, em caráter definitivo, o contrato de trabalho do participante.

De vantagem a vantagem, o Novo Plano representa um avanço importante em relação ao que existe hoje. No caso dos ativos e aposentados ou pensionistas dos antigos planos de benefícios da Funcef, regras para o saldamento foram criadas, de modo a garantir os direitos acumulados do associado. O prazo de adesão ao saldamento do REG/Replan termina no dia 30 de novembro. Os termos de adesão podem ser encaminhados pelos ativos e assistidos à Funcef, via malote Caixa ou para o seguinte endereço: SCN – Quadra 2 – Bloco A – 12º e 13º andares – Edifício Corporate Financial Center – CEP 70712-900 – Brasília/DF.

Faça uma adesão consciente e diga sim ao saldamento do REG/Replan. Lançada pela Fenae e por outras entidades representativas dos empregados da Caixa, a campanha “Novo Plano, nosso plano: adesão consciente” permite que os associados da Funcef adquiram maior capacidade e autonomia para decidir pela adesão ao saldamento do REG/Replan e ao Novo Plano. O Novo Plano não é apenas uma conquista da Funcef e da Caixa. É, sobretudo, uma conquista de todos os empregados.

Fenae