Finalmente Caixa divulga prorrogação do Projeto Piloto

0


Após ignorar ofícios do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que cobravam a renovação do prazo do teletrabalho, finalmente a Caixa divulgou, na quarta-feira (1º), a prorrogação do Projeto Piloto, até o próximo dia 17. Essa divulgação tardia reforçou a demonstração explícita de desrespeito aos empregados e empregadas que esperavam a informação da empresa, pois o limite do prazo do Projeto Piloto era dia 30 de junho.

Para a diretora do Sindicato Fabiana Uehara, deixar os empregados sem informação sobre onde exerceriam sua atividade laboral no dia seguinte revela uma desumanidade indescritível. “É uma vergonha que a empresa, que deveria ser exemplo de responsabilidade social, não dê um tratamento digno aos seus empregados. Ninguém está pedindo uma decisão inédita ou contrária às recomendações dos órgãos reconhecidos internacionalmente como referência no assunto. Apenas que o teletrabalho seja mantido de forma a salvar vidas. Não há justificativa para expor ainda mais as pessoas ao contágio. Não há justificativa pra criar mais ansiedade entre os colegas. É lamentável isso tudo. Desnecessário”, desabafa a dirigente.

Na terça (30), o Brasil voltou a registrar um dos maiores índices de óbitos e de contaminados pelo novo coronavírus em 24 horas. Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, o país contabilizou 1280 novas mortes em um dia, totalizando 59.594 óbitos desde o início da pandemia, e o total de infectados se aproxima de 1,5 milhão. A curva de contágio está em pleno crescimento, os leitos hospitalares em sua lotação-limite. No DF, o governador decretou estado de calamidade pública. 

“Repudiamos esse tratamento indigno que a atual direção da Caixa dispensa a seus empregados que todos os dias se dedicam com afinco para manter a empresa que se coloca historicamente de forma essencial para o país, principalmente durante a pandemia de coronavírus. Estamos na linha de frente para minimizar o sofrimento da parcela mais vulnerável da população. O mínimo que a Caixa deve àqueles que a constroem e sustentam diariamente é a dignidade de serem informados”, destaca a diretora do Sindicato, Rafaella Gomes.

O Projeto Remoto é um dos principais itens do protocolo de atuação de gestores e empregados. A medida, construída em conjunto com as entidades e o movimento sindical, é essencial para promover a saúde e defender a vida dos empregados e da população durante a pandemia.

Da Redação