Filiação ao FNDC fortalece a luta pela democratização da comunicação

0

Não há dúvidas da necessidade de luta pela democratização da comunicação, combatendo o monopólio e a manipulação da informação pelo setor empresarial, que minimiza, esconde e faz pouco caso das demandas, reivindicações e questões de interesse da classe trabalhadora. “Para romper esse processo de dominação cultural e política, o movimento sindical é peça chave. Por isso uma das ações empreendidas pela CUT Brasília é convocar as entidades sindicais a se filiarem em massa ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC, em sua seção Distrito Federal”, afirma Marco Junio Duarte Nouzinho, secretário de Comunicação da Central.

O FNDC busca, especialmente, a aprovação de Lei da Mídia Democrática, de iniciativa popular, visando a regulamentar a Constituição em relação às rádios e televisões brasileiras. O FNDC e suas entidades estão colhendo 1,3 milhão de assinaturas para colocar o projeto da Lei de Mídia em debate no Congresso Nacional. Desta forma, discutimos na sociedade o papel da comunicação para construção e consolidação de uma sociedade justa, com igualdade de direitos e oportunidades.

“Com ampla participação de todos os setores da sociedade interessados, teremos como realizar uma construção democrática com vistas à verdadeira cidadania”, completa Marcos Junio.

Para o presidente da Central, Rodrigo Britto, a filiação da CUT Brasília e dos sindicatos CUTistas ao FNDC vai facilitar e qualificar a representação do Distrito Federal e Entorno nos espaços nacionais do FNDC, fortalecendo a articulação e mobilização de todas as entidades brasileiras que trabalham para que o direito à comunicação seja finalmente reconhecido e garantido para todos e para todo o país.

“Necessitamos de um projeto popular para a área das comunicações, que seja reflexo da luta dos trabalhadores pela democratização desse setor e pela busca de uma sociedade igualitária. Não pode ser de outra forma”, disse Rodrigo Britto.

Filiação

Para realizar a filiação ao FNDC, as entidades devem preencher os seguintes documentos:

1) Ficha de cadastro de comitê regional; e

2) Ficha de cadastro de contato de entidade, documentos que podem ser baixados diretamente do site do FNDC, no link http://fndc.org.br/conteudo/como-uma-entidade-se-associa-ao-forum/.

Posteriormente, as fichas devem ser encaminhadas por e-mail para secretaria@fndc.org.br e ricky@fndc.org.br.

A mensalidade é de pequeno valor, praticamente simbólica, mas de importância para encaminhamento das atividades do FNDC. A cobrança será por boleto mensal, no valor de R$ 25 (vinte e cinco reais) mensais, encaminhado para o e-mail indicado para cada entidade.

Fonte: Secretaria de Comunicação da CUT Brasília