Fenaban propõe reajuste zero; bancários fazem carreata neste sábado (22)

0

Reforçar a mobilização. Esse é o chamamento que o presidente do Sindicato, Kleytton Morais, faz à categoria após a Fenaban (federação dos bancos) apresentar na rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários nesta sexta-feira (21) uma proposta ainda pior que a anterior: de reajuste zero, o que significa perda de 2,65%, retirada da 13ª cesta alimentação e redução da gratificação de função.

Nas últimas rodadas, a Fenaban já havia proposto mais perdas de direitos, como mudanças nos percentuais e valores fixos da PLR, que representam uma redução de até 48%. O presidente do Sindicato avalia a proposta como inaceitável diante de um cenário em que os bancos, mesmo agora durante a pandemia causada pela Covid-19, seguem registando lucratividade astronômica.

“O Comando Nacional mais uma vez reiterou a exigência da manutenção do emprego da categoria bancária, da mesma forma que reiterou os compromissos contra a terceirização, que é uma questão que nos preocupa bastante, mas só recebeu negativas dos bancos”, resume Kleytton.

A resposta a todo esse desrespeito, de acordo com o presidente do Sindicato, será reforçar e intensificar a mobilização, assim como o diálogo com a população, denunciando nas ruas o descaso dos bancos com as reivindicações da categoria que em muito têm a ver com as demandas da população – que quer o fim das filas, um atendimento de qualidade e mais acesso ao crédito, além de tarifas e taxas de juros mais baratas.

“Vamos cobrar a responsabilidade social dos bancos, denunciar a sua falta de compromisso com a questão do emprego, a cobrança de tarifas e juros escorchantes, sua lucratividade bilionária”, acrescenta o dirigente sindical.

Também parte dessa mobilização, o Sindicato promove reunião com os delegados sindicais na noite desta sexta-feira (21), carreata neste sábado (22) e assembleia geral remota da categoria na terça (25).

Todos à carreata neste sábado

Paralelamente à pressão do Comando Nacional na mesa de negociações, o Sindicato está mobilizando e chamando à categoria a reforçar a luta por meio dos atos que tem promovido nas grandes concentrações, a exemplo do que ocorreu ao longo desta semana, quando houve protestos no Setor Comercial Sul, em frente ao novo prédio do BRB e no centro de Taguatinga.

Nessa sequência, para este sábado, quando haverá uma nova rodada de discussões com a Fenaban, o Sindicato convoca todos para uma carreata em protesto contra a proposta indecente da Fenaban de retirada de direitos e reajuste zero. A concentração será em frente ao Banco Central e ao Edifício Matriz I da Caixa, a partir das 9h, com saída prevista para as 10h, rumo ao Edifício Banco do Brasil da 201 Norte. Participe e chame os colegas!

Mobilização pelas redes sociais

Durante a atividade, o Sindicato orienta os bancários a se mobilizarem também pelas redes sociais, usando a #CarreataDosBancáriosDF.

“Tudo isso será muito importante para pressionar a Fenaban e arrancar a garantia de direitos, com aumento real e disciplinamento do home office”, reforça Kleytton Morais.

Negociações continuam

Nova negociação com a Fenaban ficou marcada para este sábado, às 11h.

Renato Alves
Do Seeb Brasília