Encontro no Sindicato debate luta das mulheres para construção de pauta da Campanha Nacional 2024

0

A luta constante das mulheres pela efetivação de seus direitos, em busca de igualdade de oportunidades e contra a violência foi o enfoque do Encontro das Mulheres Bancárias do DF, promovido pela Secretaria das Mulheres do Sindicato, nesta terça-feira (9). O evento abriu a agenda de debates temáticos que compõem o calendário de construção da Campanha Nacional dos Bancários 2024.

Secretária de Mulheres do Sindicato, Zezé Furtado esclareceu que as opiniões e sugestões apresentadas farão parte da construção das pautas, a serem encaminhadas para a Campanha Nacional. Destacou a importância do engajamento das bancárias na luta da mulher por igualdade de oportunidades e contra todo tipo de violência. E lembrou que o acordo coletivo dos bancários tem cláusulas que protegem as mulheres, um diferencial de outras categorias. “Mas nossa luta é permanente para conseguirmos mais conquistas, ela não pode arrefecer”, enfatizou.

Na abertura do evento, foi exibido um vídeo produzido pela Contraf-CUT, com uma paródia que retrata, de forma simples e atrativa, a luta que a mulher bancária enfrenta no dia a dia, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida cotidiana.

As secretárias de Mulheres da Contraf-CUT e da CUT-DF, Fernanda Lopes e Thaisa Magalhães, respectivamente, falaram sobre as conquistas e desafios das mulheres bancárias. “O movimento sindical bancário tem um histórico de protagonismo no avanço e combate à desigualdade de gênero, referência para a luta de outras categorias. Mas ainda temos muito para avançar”, disse Fernanda. “Precisamos ouvir a categoria, aprovar as minutas e levar para a mesa de negociação para melhorar o acordo”, complementou Thaisa.

Canal Viva sem Violência

Zezé Furtado reiterou que o canal ‘Viva sem Violência’ é a contribuição de bancárias e bancários para proteger e dar assistência às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Lançado em 2021 pelo Sindicato, tem como referência o canal ‘Basta! Não irão nos calar’, implementado no Sindicato dos Bancários de São Paulo. O canal oferece um atendimento jurídico especializado para mulheres em situação de violência. Atendimento pelo WhatsApp (61) 9 9292-5294.

Da Redação