Encontro debate propostas para a saúde dos bancários

0


A relação entre trabalho bancário e o adoecimento mental, a importância da emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e a necessidade de intervenções imediatas nos fatores do cotidiano do trabalho que afetam a saúde dos trabalhadores. Esses foram alguns dos temas debatidos na terça-feira (16), no Encontro de Saúde, promovido pelo Sindicato para discutir propostas de pauta a serem levadas ao Congresso Distrital dos Bancários, que ocorre neste sábado (20).

O evento contou com a participação de Janaína Barcelos, da assessoria jurídica do Sindicato, e da pesquisadora da UnB Fernanda Duarte. As palestrantes abordaram ainda temas como a ‘medicalização’ dos conflitos de trabalho e a importância de espaços de escuta clínica para os bancários.

Pesquisa realizada pela Contraf-CUT constatou que 54% dos afastamentos na categoria estão relacionados a fatores comportamentais e psicológicos, como ansiedade e depressão, seguidos pelos problemas osteomusculares, como LER/Dort e fibromialgia. “Há uma relação estreita entre um ambiente de trabalho com discursos e práticas de controle, condutas abusivas e repetitivas e danos psicossociais, como ansiedade, depressão, uso de medicações e acompanhamento psiquiátrico”, afirmou Fernanda, ao apresentar os dados da pesquisa.

Janaína Barcelos abordou questões relacionadas ao AtestMed e ao impacto das novas sistemáticas na cláusula do adiantamento emergencial de salário e destacou a importância do Sindicato na defesa dos direitos dos trabalhadores e na busca por mudanças nas condições de trabalho. Ela defendeu a necessidade de intervenções imediatas em fatores críticos, como a organização do trabalho, as condições de trabalho e os estilos de gestão.

A diretora de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Vanessa Sobreira, considerou bastante produtivo o debate: “Foram apresentados muitos dados que subsidiaram o debate e a partir dessas discussões iremos levar nossas propostas para incluir na pauta do Congresso Distrital dos Bancários, e posteriormente à Conferência Nacional”, ressaltou.



Junia Lara
Colaboração para o Seeb Brasília