Em reunião com dirigentes sindicais, Caixa apresenta Programa Fique Bem

0

Em reunião com dirigentes sindicais nesta quarta-feira (19), a Caixa apresentou o Programa Fique Bem, que será retomado com inovações e visa unir ações e soluções para promover a saúde do empregado de forma ampliada, dentro e fora do ambiente de trabalho. Trata-se de um conjunto de ações para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

Confira as práticas de cuidados integrais oferecidas pelo programa:

  • Nutrição e hábitos saudáveis: sensibilizar para a prática alimentar saudável.
  • Programa de Readaptação Profissional (PRP): o antigo PRO busca promover a readaptação do empregado ao ambiente de trabalho e reabilitação ocupacional para os empregados participantes do Reabilita INSS.
  • Programa da Saúde da Mulher e do Homem: incentiva o rastreamento precoce de câncer de colo do útero e mama para as empregadas e próstata para os empregados.
  • Fique Bem Saúde Emocional: até três atendimentos com psicóloga e um com psiquiatra são custeados pela Caixa. Cadastramento no app Conexa Caixa.
  • Fique Bem Atividade Física (convênio com Gympass): conecta empregados, aposentados e seus dependentes a atividades esportivas.
  • Atividades Laborais: promove a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. É necessário ter a adesão mínima de 10 empregados nas agências.
  • Vacinação antigripal: oferece vacinas contra as cepas da gripe do ano. Inclusive, a vacinação deste ano já foi iniciada na segunda-feira (17) e prossegue até o final do mês.

Lançado em março, o Plano Gympass Digital possibilita a utilização sem custo dos 5 principais aplicativos de bem-estar até dezembro. Em 3 de abril foi lançado o Desafio 21 Dias, com tarefas diárias a serem realizadas em três aplicativos do Plano Gympass Digital.

A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Fabiana Uehara, reconhece a importância do incentivo aos trabalhadores para participarem das atividades, mas sem cobrança. “É um programa extremamente importante, bem-vindo, para melhorar a qualidade de vida dos empregados, porém tem de deixar claro que não é obrigatório, a decisão de adesão é de cada um. Não queremos que nossos colegas sejam cobrados para fazer exercícios, entre outras atividades, mas sim incentivados”, enfatizou.

Fabiana, que também é secretária de Imprensa do Sindicato, concluiu: “É relevante a Caixa ter um mecanismo para incentivar os colegas, mas que não use o Conquiste (sistema de mensuração e acompanhamento de metas do banco) para isso”.

Núbia Gurgel, representante da Caixa, esclareceu que participar das atividades não é uma meta mensal, é uma meta bonificadora (até chegar aos 35% no final do ano, de acordo com o Conquiste). “As atividades são pontuadas. Por exemplo, se o trabalhador se vacinar na campanha antigripal, fizer exames Papanicolau, mamografia etc, já bonifica”.

Com relação aos PCDs, pessoas com deficiências, que correspondem a 4,97% do quadro da Caixa, os representantes dos trabalhadores questionaram que, se não tem programa direcionados a eles, então como pontuar? A gestora do banco argumentou que há um leque de opções, como massagem, meditação, vacinação.

Os representantes dos trabalhadores reiteraram a retirada do Fique Bem do Conquiste por entender que é importante sim motivar e estimular os empregados a terem hábitos de vida saudáveis, mas que entendem ser imprópria a inclusão do estilo de vida no resultado da unidade. O consenso de todos é: “A nossa briga é não obrigar”.

A Caixa vai avaliar todos os questionamentos e sugestões feitas pelos representantes dos bancários e bancárias e dará retorno.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília