Em mesa de negociação permanente com o BRB, Sindicato cobra pendências e transparência nos PSIs e no PCS

0

Em rodada da mesa permanente de negociação, realizada na última quinta-feira (22), o Sindicato cobrou do BRB transparência nos Processos de Seleção Interna (PSIs) e no Plano de Cargos e Salários (PCS), bem como respostas pendentes de reuniões anteriores. Entre os pontos cobrados estão auxílio academia, ginástica laboral, retorno das reuniões da Comissão Permanente de Combate ao Assédio e Acompanhamento do Clima Organizacional, implantação da Comissão Permanente de Diversidade.

Em relação ao auxílio academia, o banco apresentou tanto o número de pessoas ativas no programa quanto o daquelas em processo de entrega de documentação, e firmou compromisso de atender a quantidade de beneficiários pactuados, com a recomposição imediata à medida que surgir vacância. O Sindicato reforçou a necessidade de continuação do programa conforme previsto no ACT. E, de posse dos dados repassados pelo banco, solicitará a sua ampliação, diante do aumento do número de empregados.

Sobre a ginástica laboral, a instituição financeira informou que está trabalhando uma proposta – inclusive para as agências externas e o home office – que deverá ser divulgada ao corpo funcional, porém sem definição de prazo. O Sindicato continuará cobrando o retorno da atividade, também prevista em acordo coletivo.

Comissões

Após o Sindicato fazer diversas cobranças sobre o retorno imediato das reuniões da Comissão Permanente de Combate ao Assédio e Acompanhamento do Clima Organizacional, o banco informou que verificará a demanda com a área interna responsável, com orientação de agendamento e retorno dos encontros.

Em 13 de abril, o Sindicato cobrou a implantação da Comissão Permanente de Diversidade. O BRB informou ter lançado uma política sobre o assunto, que se encontra publicada no site de Relações com Investidores do banco. No entanto, o Sindicato continua cobrando a implantação dessa comissão, prevista em ACT.

PSIs e PCS

Sobre os PSIs, o BRB ficou de responder na sexta (23) o ofício encaminhado no dia 14 deste mês. Até a data da divulgação desta matéria, porém, o Sindicato não havia recebido retorno.

Em relação ao Plano de Cargos e Salários, o banco informou que não está concluído e compromete-se a apresentá-lo ao Sindicato antes de sua implantação. A entidade continuará cobrando esse compromisso e assim que receber as informações comunicará aos bancários.

Por fim, o BRB informou que as movimentações que estão ocorrendo no banco são acerca do novo modelo de atendimento que será implantado. Diante disso, o Sindicato solicitou a apresentação prévia do modelo antes da implantação.

Da Redação