Em defesa do emprego, bancários do Itaú fazem Semana Nacional de Luta

0

As agências do Itaú de Taguatinga e Ceilândia receberam a visita do Sindicato e da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) nesta quarta-feira (29). A atividade, que integra a Semana Nacional de Luta, foi mais uma ação de repúdio às demissões e à ameaça de fechamento de unidades. 

Além do diálogo com os trabalhadores do banco, que sofrem diariamente com o quadro de funcionários cada vez menor, os dirigentes conversaram com clientes e usuários, reforçando a importância de todos estarem unidos por melhores condições de trabalho e de atendimento. Cada bancário que é demitido impacta diretamente no trabalho de quem fica e coloca em xeque a qualidade do serviço prestado.

Para Sandro de Oliveira, diretor do Sindicato, “é preciso colocar nesta discussão que o banco lucros só no primeiro trimestre deste ano quase R$ 7 bilhões, R$ 26 bilhões no ano passado. Não há justificativa para demitir os trabalhadores”.

“Até o momento, sabemos que duas agências de Brasília serão fechadas. Cobramos do banco, em mesa de negociação, que garanta o emprego dos bancários e que não desassista a população dessa forma. Estamos atentos a cada movimentação do banco, mas precisamos do apoio dos clientes e usuários que serão afetados por esses cortes”, destaca a bancária do Itaú e diretora da Fetec-CUT/CN, Louraci Morais.

Também participaram do ato os diretores do Sindicato Robertinho Alves e os dirigentes da Fetec-CUT/CN Washington Henrique e Edmilson Lacerda, todos bancários do Itaú.

Joanna Alves

Do Seeb Brasília