Em assembleia, bancários do BB aprovam acordo emergencial de covid-19

0

Os bancários do Banco do Brasil em Brasília aprovaram em assembleia remota realizada ao longo desta quarta-feira (10) pelo portal do Sindicato a proposta de prorrogação do chamado acordo emergencial de covid-19, com validade de dois anos.

O acordo foi aprovado por 97,19% dos participantes: foram 1.177 votos SIM, 30 votos NÃO (2,48%) e 4 se abstiveram (0,33%).

Partindo de uma demanda dos funcionários, o documento foi negociado entre o Comando Nacional dos Bancários e a direção do BB, que chegaram a uma proposta em mesa de negociação no último dia 2, tendo como base uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que prorrogou o Estado de Pandemia no país e assim estendeu a validade do acordo atual, que venceria em 31 de dezembro de 2020.

O acordo assegura, entre outras questões, o não descomissionamento por desempenho enquanto durar a pandemia e a anistia de 10% do saldo total de horas negativas a compensar, além de prazo de compensação de horas negativas de 18 meses. O BB informou que há 3.500 trabalhadores com horas a compensar neste acordo. Entre eles, 2.600 têm mais de 200 horas a compensar.

Da Redação