Diretor do Sindicato Rafael Zanon participa do XV Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão

0

congresso-anapar

O diretor do Sindicato e conselheiro deliberativo eleito da Previ, Rafael Zanon, está participando do XV Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, realizado nos dias 24 e 25 de abril, em Campinas. O evento debate as perspectivas da previdência complementar no Brasil.

Representante do Sindicato no evento, Zanon destaca a importância da Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão (ANAPAR) como a entidade que congrega e defende os interesses dos associados dos planos de previdência complementar. E destaca: “O congresso tem papel fundamental para os trabalhadores, que se organizam e trabalham para manter e ampliar essa importante conquista”, afirma o diretor.

Ao final dos debates, será aprovada a “Carta de Campinas”, documento a ser entregue aos candidatos à Presidência da República nas eleições de outubro. A carta pretende sintetizar as reivindicações dos participantes para o governo, no sentido de garantir melhorias a gestão das entidades de previdência com participação mais efetiva dos trabalhadores, e viabilizar medidas para incentivar o crescimento da previdência complementar brasileira.

Entenda o que é previdência complementar

Benefício opcional, que proporciona ao trabalhador um seguro previdenciário adicional, conforme sua necessidade e vontade. É uma aposentadoria contratada para garantir uma renda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário. Os valores dos benefícios são aplicados pela entidade gestora, com base em cálculos atuariais.

Além da aposentadoria, o participante normalmente tem à sua disposição proteção contra riscos de morte, acidentes, doenças, invalidez, etc. No Brasil existem dois tipos de previdência complementar: a previdência aberta e a previdência fechada.

Ambas funcionam de maneira simples: durante o período em que o cidadão estiver trabalhando, paga todo mês uma quantia de acordo com a sua disponibilidade. O saldo acumulado poderá ser resgatado integralmente ou recebido mensalmente, como uma pensão ou aposentadoria tradicional.