Depois de cobrança do Comando dos Bancários, Caixa irá implantar protetores de acrílico nas agências

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Depois de cobrança do Comando Nacional dos Bancários e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a direção da Caixa Econômica Federal anunciou mais um avanço na segurança dos trabalhadores contra o coronavírus: irá implantar protetores de acrílico nas agências. Segundo o banco, até dia 20 de abril eles serão instalados em 1.600 agências, e todas as unidades do banco público terão protetores até 5 de maio.

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) também cobrou e o banco emitiu um comunicado, na sexta-feira (3), para responder algumas demandas dos representantes dos empregados durante a pandemia do novo coronavírus, como suspensão de eventos; proibição de campanhas de incentivo; dispositivos de proteção; grupos de riscos; comitê local; apenas atendimento essencial social; horário de atendimento; movimentações suspensas e trabalho remoto, com escala semanal e até 70% da equipe em trabalho remoto.

Outra reivindicação que precisa ser respondida pelo banco é a liberação dos pais de crianças que não têm com quem ficar neste período em que não estão na escola e dos que coabitam com pessoas do grupo de risco.

“O combate ao coronavírus tem requerido de todos um grande esforço, principalmente para resguardar os trabalhadores que estão na linha de frente, atendendo a população mais fragilizada neste momento. Os bancários têm se válido de sua organização para arrancar melhorias nos protocolos de segurança. Ainda tem muito a ser implementado, entretanto estamos servindo de exemplo para outras categorias. Parabéns a nossa organização!”, frisa o diretor do Sindicato Antonio Abdan, que integra a CEE/Caixa.

Fim do descomissionamento e das metas

A Caixa atendeu a reivindicação dos trabalhadores e suspendeu o descomissionamento e a cobrança das metas. As designações, dispensas ou transferências de empregados somente devem ocorrer em casos devidamente justificados e com prévia autorização da Diretoria da Rede de Varejo.

Estão proibidas ainda quaisquer campanhas ou ações de incentivo ou assemelhados neste período. O foco central de todos é o atendimento social para o povo brasileiro e a disponibilização, atentando para as regras do banco, do pacote de benefícios divulgados pela Caixa para apoiar as pessoas e empresas neste período. As métricas e metas do Conquiste serão revistas posteriormente. Nenhuma unidade ou empregado terá impacto na sua carreira em razão dos resultados observados neste período de março a abril ou até quando durar esta fase de confinamento.

Contingenciamento

Como medida de controle e contenção, necessários para responder à situação instalada, o atendimento em todas as agências da Caixa está contingenciado. Está autorizado somente o atendimento presencial nas agências para os serviços definidos como essenciais, como saque de benefício INSS sem cartão e senha; saque de FGTS sem cartão e senha; saque de seguro desemprego e defeso sem cartão e senha; saque de Bolsa Família sem cartão e senha; liberação de PIS/Abono Salarial sem cartão e senha; desbloqueio de cartão e senha; saque de Conta Salário ou Conta Corrente/Poupança com crédito de salário sem cartão e senha.

Da Redação com Contraf-CUT