Depois de alerta do Sleeping Giants, BB retira publicidade de site que propaga fake news

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Carlos Bolsonaro pressiona departamento de marketing do banco, cujo gerente executivo é filho de Mourão

Após denúncia do movimento Sleeping Giants, o Banco do Brasil comunicou “que os anúncios de comunicação automática foram retirados e o referido site bloqueado”. O alvo desta denúncia, que foi a primeira do movimento no Brasil, foi contra o site Jornal da Cidade Online. Carlos Bolsonaro criticou a medida adotada pelo marketing do BB, área em que Antonio Hamilton Rossell Mourão, filho do vice-presidente da República, é gerente executivo.

O alerta ao BB foi dado na terça-feira (19) pelo Twitter. O banco só respondeu no dia seguinte, destacando inclusive o repúdio da instituição a “qualquer disseminação de fake news”. Outras empresas também afirmaram que vão deixar de anunciar no Jornal da Cidade Online após a campanha do Sleeping Giants Brasil.

Procurada pelo Sindicato, a assessoria de imprensa do BB se negou a passar qualquer informação à Secretaria de Imprensa da entidade.

A medida anunciada pela conta do BB no Twitter desagradou Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro pelo Republicanos. Irritado, o filho 02 de Jair Bolsonaro usou sua conta na rede social para dizer que o “marketing do BB pisoteia em mídia alternativa que traz verdades omitidas”. A retirada dos anúncios também foi criticada pelo chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal, Fábio Wajngarten.

A pressão de Bolsonaro visa intervir no departamento de Marketing do BB, onde o filho do vice-presidente Hamilton Mourão é executivo. Nomeado em julho do ano passado para o cargo do departamento de marketing, Antonio Mourão é responsável pelo orçamento de mídia de publicidade do BB.

A página denunciada é conhecida por espalhar fake news e é contra o isolamento social para combater a pandemia do novo coronavírus. No último mês, o site foi condenado a indenizar o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, por publicação de reportagens consideradas ofensivas. Além de retirar os textos do ar e publicar íntegra da sentença, os donos do site, considerado alinhado à direita conservadora, tiveram que fazer uma retratação sob pena de multa diária de R$ 1,5 mil.

Sobre o movimento

O Sleeping Giants Brasil é um perfil no Twitter inspirado em página semelhante criada em 2016 nos Estados Unidos. De acordo com a descrição, o perfil visa “impedir que sites preconceituosos ou de Fake News monetizem através da publicidade. Muitas empresas não sabem que isso acontece, é hora de informá-las”. Nos EUA, o movimento estancou a publicidade online dos principais influenciadores ultraconservadores. A onda contra as notícias falsas também desembarcou na Europa.

O publicitário Matt Rivitz, através da conta do Sleeping Giants, denunciou a publicidade programática que, em suma, considera apenas a quantidade de acessos e não a qualidade e a veracidade das informações.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília