CUT lança Campanha Unificada

0

Em ato público que reuniu delegações de várias regiões do país, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) lançou oficialmente na tarde da última sexta-feira, em São Paulo, a Campanha Salarial Unificada dos Trabalhadores. O evento ocorreu em frente à sede da Central, no Brás, bairro símbolo da luta de trabalhadores que perderam a vida por liberdade e melhores condições de trabalho.

O ato foi coordenado pelo secretário-geral da CUT, Quintino Severo, que abriu espaço para que dirigentes sindicais traçassem um panorama das lutas específicas na base territorial de sua entidade. O presidente do Sindicato, Jacy Afonso, também compareceu ao evento.

“Esta Campanha não tem data para terminar. Só vai acabar quando conseguirmos resultados. Queremos todos os ramos de atividade e as CUTs estaduais juntos nessa batalha”, conclamou o presidente da CUT, Arthur Henrique da Silva Santos, destacando o caráter inédito da iniciativa dos trabalhadores. “Estamos inaugurando uma nova era entre capital e trabalho no Brasil, rumo ao Contrato Coletivo de Trabalho”.

A Campanha Salarial Unificada dos Trabalhadores contará com uma pauta que vai além das campanhas salariais específicas das categorias. Seis grandes eixos concentram o movimento: salário, emprego, jornada de trabalho, saúde e segurança, direitos sindicais e políticas públicas.

A pauta com as reivindicações será negociada com os governos federal, estaduais e municipais e o empresariado.