Curso de Paternidade Responsável encerra 2019 com certificação de mais 7 pais

0

Na manhã desta quinta-feira (19), o Sindicato certificou a última turma do Curso de Paternidade Responsável do ano. Mais 7 pais bancários poderão desfrutar da ampliação da licença-paternidade de 5 para 20 dias, conquista da categoria garantida pela Convenção Coletiva de Trabalho e previsto pela Lei 13.257/16.

A última etapa do curso, realizada presencialmente na sede do Sindicato (EQS 314/315), ocorreu por meio da parceria entre a entidade e a Clínica BRB Saúde, com a aula da enfermeira obstetra Daiane de Jesus. Além de falar sobre o processo por que passam as mulheres durante a gestação, a enfermeira deu orientações para o trato da criança e da mãe nos primeiros meses de vida. 

Daiane frisou que os pais devem fazer parte de todo o processo para a chegada e cuidado dessa nova vida. “Os pais só não podem gestar, parir e amamentar. Todo o resto pode e deve ser feito por eles”, destacou a profissional da saúde. Duas mães também participaram da aula presencial.

https://www.youtube.com/watch?v=cqs6xOjN3dE&feature=youtu.be

Regras

Para ter direito à ampliação da licença-paternidade, prevista na cláusula 26 da CCT, é necessário que o trabalhador faça o curso na plataforma online, participe da palestra realizada na sede do Sindicato e apresente o certificado do curso ao banco.

Também é necessário que o bancário solicite o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. Isso também vale para casos de adoção (inclusive por casais homoafetivos) de crianças de até 12 anos de idade incompletos.

O curso

Gratuito para os sindicalizados, o curso tem um custo de R$ 180 para os não associados, e é realizado em duas partes. A primeira é auto-instrucional e a segunda consiste numa palestra do Sindicato, realizada pelo Corpo de Bombeiros e por médicas ou enfermeiras especializadas em recém-nascidos.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília