Curso de Paternidade Responsável certifica mais 7 pais bancários

0

O Sindicato certificou nesta terça-feira (24) mais 7 pais bancários que participaram da 26ª edição do curso de Paternidade Responsável, promovido pela entidade. Com o documento em mãos, os trabalhadores estão aptos a usufruir da licença-paternidade, ampliada de 5 para 20 dias após muita luta da categoria.

“Este curso vem sendo realizado há cerca de dois anos, desde que conseguimos a ampliação da licença paternidade, e tem agregado muitos valores à vida dos bancários participantes. Até agora, já certificamos cerca de 320 bancários”, ressalta Raissa Fraga, secretária de Formação do Sindicato.

Raissa lembra que, além de fortalecer o elo entre pai e filho já nos primeiros dias de vida do bebê, o curso é fundamental para orientar os futuros papais sobre os cuidados com o recém-nascido e sobre a importância da colaboração com a mamãe, especialmente nos primeiros dias após o parto.

A Secretaria de Formação realiza o curso mensalmente. “Você que será papai, está convidado. Venha e traga sua(seu) companheira(o) para esse momento ímpar na vida. Todos serão muito bem-vindos. É uma troca de aprendizagem muito positiva para todos”, garante Raissa, acrescentando que nesta edição estiveram presentes 5 futuras mamães.

Regras

Para ter direito à ampliação da licença-paternidade, prevista na cláusula 26 da CCT dos bancários, é necessário que o trabalhador faça o curso na plataforma online, participe da palestra realizada na sede do Sindicato e apresente o certificado do curso ao banco.

Também é necessário que o bancário solicite o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. Isso também vale para casos de adoção, inclusive por casais homoafetivos, de crianças de até 12 anos de idade incompletos.

Curso

Apesar de os sindicalizados serem isentos da taxa de inscrição, o curso tem custo para os não associados, e é realizado em duas partes: a primeira online (auto-instrucional) e a segunda consiste numa palestra presencial na sede do Sindicato (EQS 314/315 – Bloco A) com a participação de um(a) enfermeiro(a), especializado no assunto, além de uma aula prática com equipe do Corpo de Bombeiro Militar do DF.



Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília