Criminosos explodem caixa eletrônico do BRB em agência da Caesb no SIA

0

Na madrugada desta quarta-feira (11), criminosos explodiram dois caixas eletrônicos da agência do Banco de Brasília (BRB), localizada na sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA). Os suspeitos fugiram sem conseguir acessar os cofres dos equipamentos.

Segundo informações do diretor do Sindicato Antonio Eustáquio, a agência ficará fechada para que a polícia faça as devidas averiguações e a instituição bancária contabilize os prejuízos. “Estamos acompanhando o caso e ficaremos atentos para que a agência só abra depois que tiver condições de funcionamento”, afirmou Eustáquio.

Os diretores do Sindicato Cristiano Severo e Daniel de Oliveira estiveram na unidade. “A porta giratória também foi atingida, ficando o alerta para o BRB de que a agência não pode funcionar até que o equipamento seja substituído”, ressaltou o diretor Daniel, que também é funcionário do banco. “O grau de destruição da agência foi assustador. Eventos como esse geram elevado sentimento de insegurança tanto para os funcionários como para os clientes, ainda mais em uma agência que já foi alvo da ação de criminosos. Havia orientação por parte do banco para que a unidade fosse aberta, mas fizemos contato e conseguimos chegar a um bom termo, o de que a agência permanecesse fechada, o que não poderia ser diferente, em que pese o ocorrido”, explicou Cristiano Severo.

Para o Sindicato, o fato só constata que a segurança nas instituições financeiras precisa ser tratada com mais atenção pelos bancos e merece uma discussão mais aprofundada com toda a sociedade, pois envolve a vida de trabalhadores e de clientes. Nesse sentido, o Sindicato exige dos bancos a instalação de portas giratórias com detector de metais antes do autoatendimento e outros mecanismos de segurança.

*Atualizada às 12h37 de 12/3

Rosane Alves
Do Seeb Brasília