Criminosos explodem caixa eletrônico do BB no SIA

0

Mais um caixa eletrônico foi alvo dos bandidos no sábado (27). Eles usaram dinamite para explodir o terminal, localizado dentro da área de Tecnologia do Banco do Brasil, em frente à unidade da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), às margens da EPTG, e fugiram, deixando várias notas espalhadas pelo chão.

Este é o quarto caso de explosão a caixas eletrônicos somente neste mês no DF. Nos cinco primeiros meses do ano foram nove tentativas frustradas de furto e sete consumadas, totalizando 18 máquinas destruídas em 16 ações criminosas, superando a marca registrada durante todo o ano de 2014, de 12 ataques a agências bancárias.

Em 24h, é o segundo caso registrado. Na madrugada de sexta-feira (26), dois homens encapuzados tentaram explodir caixas eletrônicos de uma agência bancária na 515 Sul. Ao perceberem a presença dos policiais, os bandidos fugiram, mas abandonaram os explosivos no local. 

Esses números preocupam o Sindicato, que, além de mais investimento em segurança, com a instalação de portas giratórias e contratação de mais vigilantes, por exemplo, cobra dos bancos o cumprimento da Lei 5.086/2013, também conhecida como Lei dos Biombos.

“Os bancos reduziram o número de vigilantes nos prédios administrativos, diminuindo a segurança”, esclarece o diretor do Sindicato Rafael Zanon.

Zanon, que também é bancário do BB, informa que o Sindicato também tem envidado esforços junto à Polícia Federal, através do Coletivo de Segurança Bancária, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), para coibir essas ações criminosas.

Da Redação, com informações do Correio Braziliense