Convênio com o INSS: Previ retoma negociações e está perto de um acordo

0

Estão bem adiantadas as negociações para a renovação do convênio com o INSS, que permitirá à Previ voltar a habilitar novos benefícios e pensões e pagar também os benefícios do INSS aos aposentados pela sua folha de pagamento. Foi o que anunciou o diretor eleito de Seguridade, Marcel Barros, na live dos dirigentes eleitos do dia 22 de julho nas páginas dos Associados Previ no Facebook e do Youtube.

“Infelizmente, no final do ano passado o INSS denunciou esse convênio porque estaria em desacordo com a lei e o TCU poderia notificá-lo de alguma forma”, lembrou Marcel na Live, cujo trecho sobre as negociações sobre o convênio está no final do texto.

“Houve todo um processo de negociação com o INSS, no qual tivemos um apoio muito importante do deputado federal Cristino Àureo, que é funcionário aposentado do Banco do Brasil, de entidades como a Anabb, a Abrapp e a Anapar e mais recentemente também do deputado Orlando Silva, que foi relator de uma Medida Provisória 936, nos ajudou bastante também”, acrescentou Marcel.

Em 28 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou a MP 936, onde foi incluída emenda permitindo a manutenção do convênio do INSS com os fundos de pensão. E o presidente da República sancionou a MP no dia 7 de julho.

“Enfim, fomos buscar o que era necessidade do INSS para se adequar à lei e não sofrer as sanções do TCU. Conseguimos aprovar a lei, que virou Lei 14.020. A partir daí retomamos as conversas com o INSS. Na semana passada tivermos reunião com a autarquia, com participação da Abrapp, da Anapar e outros fundos de pensão. Já retomamos então as discussões, no sentido de manter a perenidade desse convênio”, adiantou o diretor eleito de Seguridade.

“O INSS já está construindo uma minuta que apresentará à Abrapp e aos fundos de pensão, para que a gente possa analisar, fazer as alterações necessárias e com isso possamos dar continuidade a esse modelo de convênio, que temos desde 1967, e continuar pagando o benefício do INSS numa única folha. E principalmente, continuar atendendo nossos associados de entrar em benefício ou no momento que precisar dar entrada na sua pensão, que é o mais importante, que está suspenso nesse momento”, concluiu Marcel.

Como definiu na mesma live o diretor eleito de Administração, Márcio de Souza, esse “é um convênio em que todos ganham. O INSS ganha, o associado ganha, e para a Previ é importante. Felizmente está tendo um final muito legal pra todos nós”.

Veja o vídeo:

Fonte: Associados Previ