Contraf/CUT lança campanha em defesa dos empregos e direitos dos bancários

0

Com a intransigência de Itaú e Unibanco, que se negam a assinar um acordo que dê garantia de emprego aos bancários dos dois bancos e coloca em dúvida a palavra empenhada por seus presidentes, Roberto Setúbal e Pedro Moreira Salles, a Contraf/CUT e os sindicatos de bancários de todo o país irão às ruas no próximo dia 17 com uma Campanha em Defesa dos Empregos e Direitos dos Bancários.

A mobilização começará com os bancários de Itaú e Unibanco, mas atingirá os trabalhadores de todos os bancos, que também têm seus postos de trabalho em risco por conta de outras fusões (como nos casos Santader-Real e Banco do Brasil-Nossa Caixa) ou dos possíveis efeitos da crise financeira internacional.

A mobilização brasileira faz parte de uma campanha internacional lançada em toda a América Latina pela UNI América Finanças e pelo Comitê de Finanças da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSC) para combater as possíveis demissões que possam ocorrer por conta da crise financeira internacional. O movimento sindical não aceitará que os bancários da América Latina paguem pelas perdas dos bancos no sistema financeiro global. A campanha foi decidida durante a 4ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, realizada na sede da Contraf/CUT nos dias 20 e 21 de novembro.

Fonte: Contraf/CUT