Contra gestão sanguessuga dos bancos, bancários incentivam doação de sangue

0

Ao invés de ‘dar o sangue’ para alcançar as metas abusivas dos bancos, bancários e bancárias do DF estão incentivando a doação de sangue para salvar vidas. A ação, dentro da campanha ‘Menos Metas, Mais Saúde’, propõe a mobilização da categoria para reabastecer os estoques do Hemocentro de Brasília ao passo que repudiam a pressão sanguessuga dos bancos. A diretoria do Sindicato fará doação em grupo na manhã desta sexta-feira (12). Campanha segue até sábado (13).

Como doar sangue representa salvar vidas, a ação traça um paralelo antagônico do que significa, na prática, a cobrança desmedida por metas dentro dos bancos. Os casos cada vez mais recorrentes de trabalhadores adoecidos pelo assédio e pressão mostram que ‘dar o sangue’ pelo atingimento de metas pode colocar em risco sua integridade mental e física.

“São duas questões importantes de saúde pública e coletiva, tanto a baixa dos estoques de sangue quanto o adoecimento dos trabalhadores da categoria bancária, cujo impacto também atinge a toda a sociedade. É dramático ver bancários e bancárias no ápice da sua força produtiva serem jogados de escanteio pela forma violenta como as instituições cobram metas”, comenta o presidente do Sindicato, Kleytton Morais, que pontua a maior exposição das mulheres às situações de assédio.

Secretária de Saúde do Sindicato, Vanessa Sobreira lembra que “doar sangue é um ato de cidadania que pode salvar muita gente com um gesto grandioso, apesar de simples. Esta é uma forma saudável de contribuir com a saúde das pessoas, ainda que os bancos não respeitem seus trabalhadores, impondo-lhes muitas metas. Nossa ideia é devolver à sociedade o que os bancos ignoram ao definir metas absurdas: a saúde e a vida de bancários e bancárias”.

Doe vida!

As reservas de seis dos oito grupos sanguíneos estão entre os níveis baixo e crítico no Hemocentro de Brasília. O tipo O- é o que mais carece de doação. Para que os estoques atinjam o nível adequado, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos de idade com mais de 51kg, o mínimo de 6h de sono de qualidade na noite anterior à doação, bem alimentado, sem fumar ou beber horas antes. É preciso apresentar documento oficial com foto.

O atendimento para doação é feito por agendamento pelo site agenda.df.gov.br ou pelos telefones 160, opção 2, ou 0800 644 0160, de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília