Consad: Composição da Diretoria Colegiada do BRB gera preocupação

0

Após a saída do funcionário Hugo Andreoli, que deixou a Diretoria Executiva de Novos Negócios, o Consad (Conselho de Administração) do BRB elegeu dois novos diretores: Daniel Carone, para o cargo de Diretor Executivo de Novos Negócios, e Alfredo Luiz Venzel de Oliveira, para ocupar o cargo de Diretor Executivo de Controle e Riscos, conforme Fato Relevante de 19 de agosto.

Conforme o Estatuto Social do BRB, “…§ 4º Os cargos de Presidente e Diretor do BRB são estatutários, sendo no mínimo 4 (quatro) destes cargos privativos de preenchimento por empregados da ativa do BRB, observado o disposto no artigo 18 deste Estatuto Social e o cumprimento das demais normas pertinentes à matéria.” Dessa forma, o Sindicato entrou em contato com o conselheiro eleito Adão Passos, que informou os detalhes do caso e que houve um compromisso de regularizar a situação até a posse dos indicados. O Sindicato também acionou representantes do banco e verificou uma rispidez em relação ao assunto, bem preocupante.

Um ponto a ser observado é que, na análise inicial, o Consad não poderia ter feito a eleição dos novos diretores sem antes observar a questão da composição do quadro, que garante o mínimo de quatro diretores, sendo funcionários do banco. Na situação atual restam apenas dois funcionários.

Dessa forma, o Sindicato vai continuar acompanhando o caso, e destaca o apoio aos conselheiros que se somam na luta, como o conselheiro Adão Passos, que tem, juntamente com o Sindicato, acompanhado e cobrado que o estatuto seja cumprido, o que não é nada fácil, e convida todos a participar da luta, pois unidos realmente somos muito mais fortes.

Da Redação