Comando Nacional dos Bancários vai cobrar da Fenaban volta do home office, em reunião nesta terça (18)

0

Diante do aumento no número de casos de contaminados pela Covid-19 em todo o país, o Comando Nacional dos Bancários se reúne nesta terça-feira (18) com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para discutir a adoção de medidas preventivas para proteger a categoria. Um dos pontos a ser tratado no encontro, que acontecerá de forma virtual, será a retomada e, até mesmo a ampliação do home office, que deixou de ser adotado por alguns bancos.

“Diante da injustificada intransigência dos bancos, face a explosão de casos de covid e influenza em todos os setores bancários, seja nas sedes administrativas, onde o trabalho presencial é injustificado dado que vinha sendo realizado durante a pandemia sem prejuízo à produtividade, é fundamental uma revisão imediata nesse período para que até mesmo os bancos se entendam e dialoguem entre si aqui no DF. Além dos casos dentro das instituições, as autoridades de saúde apontam para uma explosão massiva de contágios em fevereiro, que vai sobrecarregar inclusive a rede de atendimento médico”, alerta Kleytton Morais, presidente do Sindicato.

De acordo com Kleytton, já é fartamente observada a desestruturação, o aumento da demanda e o caos gerado nas próprias altas gestões. “As longas filas de espera na Cassi, na Saúde Caixa e Saúde BRB atestam a sensibilidade do momento e a urgência de tomar medidas para atenuar a curva de contaminação. É nesse sentido que o Comando Nacional se reunirá e a pauta que nós, direções dos sindicatos, teremos a apresentar é a imediata colocação das pessoas em home office e o aprimoramento e adoção de novos protocolos nas agências, tal qual ocorreu no início da pandemia, com horário de atendimentos reduzidos e direcionados apenas àquelas situações emergenciais, como pagamento de benefícios sociais e pendências urgentes que não poderiam ser resolvidas fora do ambiente da agência”.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília