Comando e Fenaban se reúnem nesta terça para negociar reivindicações de saúde e condições de trabalho

0

Acontece nesta terça-feira (11) nova rodada de negociação da Campanha Nacional 2020. O Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban se reúnem por videoconferência, a partir das 14h, para tratar das reivindicações relativas a saúde e condições de trabalho.

Na consulta nacional que definiu as prioridades da categoria para a pauta de reivindicações deste ano, com participação de 30 mil bancários e bancárias, mais da metade dos entrevistados (54,1%) respondeu que o cansaço e a fadiga constante são resultado da cobrança excessiva pelo cumprimento de metas. A crise de ansiedade foi apontada por 51,6% como impacto na saúde.

Os trabalhadores apontaram também como consequência do trabalho exaustivo imposto pelos bancos dificuldade para dormir (39,3%); crise de ansiedade (51,6%); crises constantes de dor de cabeça (24,2%), e dores de estômago e gastrite (24,1%). Mais de um terço dos bancári@s (35%) recorrem a antidepressivos, ansiolíticos ou estimulantes para se medicarem.

Defesa da vida

O Comando Nacional negociou com a Fenaban e garantiu, logo no início da pandemia, medidas de prevenção à saúde e à vida dos bancários e bancárias. Ao longo da quarentena, cerca de 300 mil trabalhadores foram liberados para trabalhar em casa. O movimento sindical vem cobrando o isolamento daqueles que tenham em suas casas parentes do grupo de risco.

As negociações desta terça-feira buscarão assegurar condições de trabalho e de saúde que protejam os bancários e as bancárias para o atendimento à população neste momento em que o país vive grave crise sanitária.

Calendário das negociações

11 de agosto – saúde e condições de trabalho
13 agosto – Igualdade
14 de agosto – Cláusulas Sociais
18 de agosto – Cláusulas Econômicas

Da Redação com Contraf-CUT