Coletivo Caixa Preta e Sindicato são recebidos pelo Diretor de Pessoas da Caixa

0

Criado em junho de 2023, o Coletivo Caixa Preta tem o objetivo de debater, discutir e lutar pela implantação o mais rápido possível de políticas de igualdade racial na Caixa, em especial na ocupação de cargos de confiança. Na última quinta-feira, dia 7, representantes do grupo se reuniram com o Diretor de Pessoas da CAIXA, Daniel Borges, para apresentar suas reivindicações.

De acordo com Josibel Rocha, um dos integrantes do coletivo, eles enfatizaram a importância de se agilizar o processo de inclusão de negras e negros e de cumprir o quanto antes o decreto 11.443/23, que dispõe sobre um percentual mínimo para preenchimento dos cargos em comissão e funções de confiança no âmbito da administração pública federal. “Precisamos de uma trilha específica para que esse grupo tenha um peso maior nas indicações na Caixa. Outro ponto é que ressaltamos a importância de estarmos representados em todas as áreas da empresa”, afirmou ele.

O gestor de Pessoas afirmou que as reivindicações serão analisadas pela direção da Caixa e que a política de diversidade faz parte da agenda da empresa. Ele entende que é positiva e importante a representatividade desse segmento em todos os setores da instituição.

O grupo reivindica ainda a criação de instrumentos de controle para cumprimento da política de cotas, para além do que existe hoje no Resultado Caixa. Paralelo a isso, eles solicitam a implantação de protocolo para os casos de racismo sofrido pelos colegas que atuam nas agências e um debate específico do eixo e raça e cor na roda de diálogo promovido pela política de diversidade da Caixa.

Participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Bancários, Eduardo Araújo, o idealizador do grupo Caixa Preta, Gustavo Neves e Jacqueline Maia, Cristiane Reis e Josibel Rocha.

Junia Lara
Colaboração para o Seeb Brasília