Clientes e usuários pagam taxas e tarifas cada vez mais altas

0
Os bancos brasileiros são os que cobram as taxas de juros mais altas do mundo para empréstimos, cheque especial e cartão de crédito. Essas duas extraordinárias fontes de renda combinadas fazem os bancos brasileiros baterem sucessivos recordes de lucros todos os anos e se tornarem os mais lucrativos do mundo, tudo isso graças à exploração dos seus clientes, que são obrigados a pagarem tarifas e taxas cada vez mais altas.

Em contrapartida, clientes e usuários têm que enfrentar filas enormes nas agências, são mau atendidos e ainda trabalham de graça para o banco ao utilizarem os terminais de auto atendimento ou a internet. Hoje, cada cliente paga R$ 20 ao mês por uma cesta mínima de serviços e o atendimento é cada vez pior por falta de funcionários.

Os bancários não são culpados pelas longas filas e pelo atendimento precário. Em apenas 15 anos, mais de 420 mil vagas foram cortadas, o que contribui para a piora no atendimento à população.

Enquanto isso, a quase totalidade dos bancos paga todas as despesas com pessoal somente com o que cobra de tarifas por prestações de serviços, e ainda sobra muito dinheiro. Bancos como o Itaú faturam com taxas e tarifas quase o dobro da sua folha de pagamento.

Para mudar esse quadro, os sindicatos estão exigindo dos bancos mais respeito a quem precisa dos serviços bancários e ampliação do horário de atendimento, das 9h às 17h. Com as agências abertas durante oito horas, os clientes e usuários não só terão mais tempo para ir ao banco como enfrentarão menos fila. Além disso, essa medida aumentará o número de empregos, ajudando a resolver um dos problemas mais sérios que a população brasileira enfrenta hoje.