Certificações CPA 10 e 20 são essenciais para investir na carreira bancária

0

Requisito necessário para quem quer investir na carreira bancária, a certificação Anbima CPA (séries 10 e 20) é uma obrigatoriedade do Conselho Monetário Nacional (CMN), por meio da resolução 3.158/2002, para os trabalhadores das instituições financeiras e demais entidades autorizadas a operar no mercado financeiro pelo Banco Central. A aprovação no curso indica que o profissional tem o selo de qualidade, além de ampliar seu leque de opções.

O art. 1º da resolução do CMN estabelece que os bancos e outras instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central devem promover ações para que seus colaboradores sejam aprovados em exame de certificação promovida por instituição de relevante competência técnica, neste caso a Associação Nacional dos Bancos de Investimento do Mercado Aberto (Anbima).

A Anbima é uma entidade de auto-regulação bancária, ou seja, as instituições financeiras ingressam de livre vontade para seguir seus códigos com a finalidade de elevar os padrões de qualidade do mercado financeiro.

Para Talita Régia, diretora do Sindicato, “a instituição financeira que preza pela qualidade e evolução do conhecimento de seus funcionários deve investir neles, portanto, custear cursos de qualificação, como o CPA, entre outros do segmento”.

CPA 10 e 20

O curso regular de preparação para o exame de Certificação Profissional Anbima consta das séries 10 e 20. Inicialmente foi lançada a CPA-20, que se destina a certificar profissionais das instituições participantes que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto a investidores qualificados, que são aqueles que possuem mais de 300 mil reais para aplicar.

Pouco tempo depois, foi criada a CPA-10, com um programa menos robusto, que destina a certificar o mesmo público alvo, mas que não atende investidores qualificados. Ou seja, a CPA-10 se destina a profissionais que atendem investidores com volumes menores para aplicação e, por esse motivo, o programa é menos amplo que o da CPA-20.

Cursos preparatórios

O Sindicato promove cursos regulares de preparação para o exame de Certificação Profissional Anbima CPA 10 e 20, ministrados pelo economista e MBA em Finanças/Ibmec Agostinho Silva Filho. Antes da pandemia, as aulas eram presenciais, com aplicação de teste simulado e revisão geral de conteúdo. O material didático é composto de apostila eletrônica com o conteúdo exigido para a certificação e lista de exercícios.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília