Canteiro do Samba de Pré-Carnaval 

0

Foliãs e foliões, o samba mais charmoso e democrático do Quadrado está de volta. Sim, a primeira edição de 2024 do Canteiro do Samba acontece no dia 4 de fevereiro, na Praça dos Orixás, a partir das 16h, com entrada gratuita para todo o público. 

Curadoria carnavalesca 

Aquecendo os corações brasilienses, o encontro inspira os primeiros passos carnavalescos da cena brasiliense. É o Canteiro do Samba de Pré-Carnaval, uma festa tradicionalmente candanga, que reúne grandes nomes da música local e nacional. Sombrinha, cofundador do Fundo de Quintal, é um deles. O sambista integra a linda programação que conta ainda com DJ Léo Cabral, DJ Laine D’Olinda, Márcio Marinho e Choro no Eixo, Maria Vai Casoutras e 7NaRoda. 

Realização, parceria e fomento 

O Canteiro do Samba de Pré-Carnaval é realizado pelo Instituto Casa da Vila, com parceria do Instituto Rosa dos Ventos de Arte, Cultura e Cidadania e do Sindicato dos Bancários do DF. A realização conta ainda com fomento do Ministério da Cultura – Governo Federal. 

Ocupando territórios culturais 

Sob o lema de ocupar valiosos espaços do Distrito Federal, o Canteiro do Samba de Pré-Carnaval acontece novamente em um de nossos icônicos territórios culturais, a Praça dos Orixás. No dia 4 de fevereiro, este precioso referente afro-candango será palco de uma programação elaborada para dar início aos trabalhos festivos com uma variedade de atrações que representam o samba. Além disso, o evento contará com as tradicionais Feira Gastronômica Afro e Feira de Artesanato Tradicional, destacando produções locais. 

Inclusão 

O encontro segue deixando sua marca de inclusão, acessibilidade e sustentabilidade.  

Além de proporcionar eventos gratuitos e feiras com preços justos, com estrutura e serviço de alta qualidade, desde seu início, o Canteiro do Samba tem sido um defensor da valorização de artistas e profissionais locais. O festejo também defende a diversidade, os direitos humanos, a equidade de gênero e o cuidado com o meio ambiente. 

Um samba com a cara do Distrito Federal. 

Espaço Kids 

O Canteiro do Samba de Pré-carnaval organiza um espaço com programação dedicada exclusivamente ao pequeno público. Nossas crianças recebem essa delicada atenção no festejo com atividades conduzidas por profissionais treinados para atender à comunidade de 1 a 12 anos de idade. 

Baú do Samba 

O Baú do Samba segue alegrando e conduzindo foliãs e foliões ao festejo! Na edição passada, o serviço de transporte gratuito do Canteiro do Samba foi um sucesso. Nesta edição de pré-carnaval não será diferente: transfer da Rodoviária do Plano Piloto para a Praça dos Orixás, e vice-versa. As partidas acontecem no início e no fim do festejo, garantindo o Corujão! 

E não é só isso, as viagens de ida não serão meras viagens, o Baú do Samba será animado por  @viniciusribeiropandeirobsb, @birinhaoficial, @cristhian.c.meneses e @luiz.garibaldi, tocando sucessos para nosso público já chegar no clima! 

Os locais e horários de partida do Baú do Samba serão divulgados em breve. 

Atrações 

Sombrinha 

Aos 14 anos ganhou do pai um violão 7 cordas, e aos 16 já tocava profissionalmente – em 1977, aos 18 anos, gravou seus primeiros trabalhos, acompanhando Baden Powell e os Originais do Samba. Dominou como poucos instrumentos de corda, sobretudo cavaquinho, violão, banjo e bandolim. Dois anos depois, já estava no Rio de Janeiro deflagrando, ao lado de nomes como Almir Guineto, Jorge Aragão e Neoci, o movimento musical revolucionário que daria origem ao Grupo Fundo de Quintal, conjunto musical do qual foi cofundador. 

Destacou-se como músico, compositor e vocalista do grupo e, posteriormente, partiu para carreira solo. Mais tarde, ao lado do amigo e compadre Arlindo Cruz, comandou a dupla Arlindo Cruz e Sombrinha, de notória relevância para o gênero samba e seu desenvolvimento nos anos 1990 e 2000. Ao lado do parceiro, gravou cinco discos e um sem número de participações, partindo novamente para carreira solo. Ao longo de sua trajetória com o grupo, em dupla ou sozinho, acumulou dezenas de discos gravados, conquistou 10 prêmios Sharp de Música e escreveu mais de 500 canções. 

7NaRoda 

Com 16 anos de carreira,  é reconhecido por seu trabalho autoral e por prestar reverência ao samba raiz. A versatilidade e competência musical de seus integrantes garantiram o reconhecimento como a roda de samba mais tradicional de Brasília.  

Finalistas de diversos festivais e ganhadores em 2013 do Prêmio de Melhor Música da Rádio Nacional, os talentosos músicos já fizeram dobradinhas com Monarco, Nelson Sargento, Fabiana Cozza, Leandro Fregonesi, Almir Guineto, Noca da Portela, Juliana Diniz, Moyseis Marques, Moacyr Luz e João Cavalcanti.  

Fazem parte do 7naRoda os músicos Breno Alves (pandeiro e voz), Kadu Nascimento (surdo e voz), Guto Martins (percussão), Pedro Molusco (cavaco) e Rodrigo Dantas (Violão 7 Cordas). 

DJ Leo Cabral 

Flerta com ritmos nacionais e internacionais. É amante da música e colecionador de sons – samba, rock, salsa, funk, cumbia, carimbó, piseiro,axé, mpb, jazz, afrobeat, reggae, rap. Intitulado discotecário cannábico aquariano, propõe uma pista dançante, onde o enroscar musical amoroso faz parte da aventura de conhecer pessoas e ritmos novos. 

DJ Laine D’Olinda 

Criada pelas ladeiras de Olinda e residente entre o Distrito Federal e Goiás, os sets da DJ Laine D’Olinda fazem um passeio bailante por todos os ritmos dos estados do Brasil e alguns países do mundo, com músicas antigas e atuais, mesclando versões e remix de ritmos populares, coco, maracatu, forró, carimbó, cumbias, lambadas, bregas, músicas pops e afins. 

Laine D’Olinda é Dj e Produtora Cultural, atuando em bares, festivais e festas de Brasília e outros estados. 

Márcio Marinho e Choro no Eixo 

O movimento cultural foi idealizado por Márcio Marinho e Gilson Mendes. Trata-se de um evento híbrido gratuito com o objetivo de levar música popular brasileira para o Eixão do Lazer, acontecendo aos domingos no Eixão do Lazer, a partir das 12h, na altura da 210/211 Norte com uma programação que reúne o público adulto e infantil e muito chorinho em uma roda aberta e democrática com os músicos Márcio Marinho Cavaquinho de 6 cordas, Dudu 7 cordas no Violão de 7 cordas, Tonho do Pandeiro no Surdo, Valério Xavier no Cavaquinho e Breno Alves no Pandeiro.  

Quem faz parte dessa roda busca suas principais influências no choro, a música instrumental brasileira por excelência. Por essa razão, o repertório é permeado por músicas autorais e releituras instrumentais de outros gêneros, proporcionando ao público o contato com a música nascida e produzida em nosso país.  

Maria Vai Casoutras 

Trata-se de uma banda feminina percussiva que surgiu em 2012 com o propósito de levar alegria e empoderamento feminino por meio da música, valorizando o papel da mulher no cenário cultural e musical. Desde então, a banda tem marcado presença em diversos eventos, como carnaval, casamentos, eventos corporativos, corridas e festivais, levando sua alegria contagiante e diversidade de estilos musicais. 

Com uma mistura de ritmos como o axé, sertanejo, samba e forró, Maria Vai Casoutras cria um movimento diferenciado e genuinamente brasileiro. Seu repertório reflete a riqueza cultural do país, realçando a diversidade musical de nossa cultura. 

Serviço: Canteiro do Samba de Pré-Carnaval. 

Data: 04 de fevereiro. 

Horário: 16h. 

Local: Praça dos Orixás – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Brasília-DF. 

Ingressos gratuitos: Clique aqui para acessar.