Caixa segue Fenaban e BB e não apresenta nenhuma proposta

0
A exemplo da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e do Banco do Brasil, a direção da Caixa Econômica Federal não apresentou nenhuma proposta concreta na primeira reunião com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), realizada nesta quarta-feira 6, para discutir a minuta com as reivindicações específicas dos empregados, entregue dia 17 de agosto.

A exemplo da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e do Banco do Brasil, a direção da Caixa Econômica Federal não apresentou nenhuma proposta concreta na primeira reunião com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), realizada nesta quarta-feira 6, para discutir a minuta com as reivindicações específicas dos empregados.

Há mais de vinte dias em posse da minuta, entregue dia 17 pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE), a Caixa saiu com o argumento de que ainda está analisando seus itens gerais. “É pura enrolação do banco. A direção teve tempo suficiente para analisar reivindicação por reivindicação e nos trazer propostas concretas”, questionou Jair Pedro Ferreira, diretor do Sindicato e membro da Comissão Executiva. “Se o banco aposta no impasse, apostamos na nossa força de mobilização e, quem sabe, na greve”.

A Caixa também não apresentou resposta ao ofício da CEE cobrando a revogação da decisão do banco de proibir os bancários que optaram por migrar para o REB em 2002 de permanecerem no REG/Replan. Além de afirmar que essa medida não partiu do Conselho Diretor, o banco sequer reconheceu o compromisso assumido no Grupo de Trabalho (GT) do Novo Plano em 2002 de permitir o cancelamento da migração por quem tivesse interesse.

“A Caixa tinha representantes no GT, e todas as propostas discutidas e aprovadas por seus participantes eram de conhecimento da instituição”, argumentou Plínio Pavão, coordenador da CEE. “Tudo foi amplamente discutido. De lá saíram compromissos que a Caixa agora tem que honrar”, emendou.

Pressionada, a Caixa disse que depende da conclusão de alguns estudos e de dados referentes ao número de adesões ao Novo Plano, por exemplo, para se posicionar sobre essa questão. A CEE cobrou agilidade no processo e o banco se comprometeu a solicitar à Funcef as informações de que precisa.

Os bancários também cobraram o envio do comunicado de reintegração para os demitidos pelo normativo interno RH 008. Segundo o banco, até a próxima sexta-feira 8 todas as correspondências terão sido expedidas.

Sobre a interligação do Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), a Caixa disse já tê-la implantado em todas as unidades desde o dia 28 de agosto.

A CEE também entregou ao banco pesquisa realizada pelo Sindicato do Piauí que traz propostas de melhoria na estrutura de funcionamento do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, além da criação de representações regionais dos associados. A Caixa afirmou que entrará em contato com a Gesad para estudar a viabilidade do projeto. 

Leia também: CEE critica falta de avanços nas negociações