Caixa se nega a homologar PDV no Sindicato. Entidade oferece acompanhamento jurídico a sindicalizados

0

O Sindicato oferece aos bancários e bancárias da Caixa optantes pelo Plano de Demissões Voluntárias (PDV) acompanhamento ao ato de homologação da rescisão do contrato – os desligamentos acontecem entre 23 de novembro e 31 de dezembro.

As homologações das rescisões, tradicionalmente, aconteciam na sede do Sindicato. Contudo, neste ano, a direção da Caixa decidiu unilateralmente não mais realizar as homologações na entidade sindical. A atitude da empresa se ampara na reforma trabalhista que impôs o fim da obrigatoriedade de a homologação ser feita com acompanhamento da representação dos trabalhadores.

O Sindicato orienta os trabalhadores a buscarem a assessoria jurídica disponibilizada aos associados para o acompanhamento do ato que formaliza o fim do contrato de trabalho, mediante agendamento pelo e-mail sejur@bancariosdf.com.br com antecedência mínima de 3 dias úteis contados a partir da data designada para a homologação.

A homologação externa é oferecida aos demais trabalhadores das instituições financeiras sindicalizados. “O objetivo é não permitir que os bancos fiquem à vontade, com os trabalhadores vulneráveis, sem proteção alguma”, diz a diretora do Sindicato Rafaella Gomes.

“A participação do Sindicato no momento da homologação da rescisão do contrato de trabalho é importante não só para a verificação do correto pagamento de verbas, mas também para o saneamento de dúvidas do empregado e da empregada e até mesmo para a averiguação da legalidade da rescisão contratual”, esclarece a secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Marianna Coelho.

Da Redação