Caixa reduz jornada para alguns cargos comissionados

0

A luta pela jornada de seis horas na Caixa Econômica – que em 30 de outubro de 1985 fez com que os bancários realizassem a histórica greve de 24 horas em todo o país, com adesão de 100% dos empregados –, continua. Após reivindicação da categoria, a Caixa divulgou, no final do ano passado, a Circular Interna (CI) 068/07, que determina a redução da jornada de 8 para 6 horas diárias para os cargos comissionados do tipo assessoramento, técnico de nível médio e técnico de nível superior, vagos nas LNP (lotação necessária de pessoal) das unidades.

A decisão foi confirmada em nova circular (005/08), divulgada no último dia 7 de janeiro. De acordo com a CI 005/008, eventuais designações em desacordo com a circular, efetuadas após 17/12/2007, serão revertidas pela Suape. Ainda segundo a CI, “estão suspensas transferências para a Matriz, bem como novas admissões, na Matriz, até 31 de janeiro de 2008”.

“A atitude da Caixa atende, em parte, uma antiga reivindicação dos empregados (redução da jornada para seis horas). Porém, o Sindicato e os bancários da Caixa não aceitarão, em hipótese alguma, redução de salários”, afirma Alexandre Severo, secretário de Saúde do Sindicato e funcionário da Caixa.