Caixa descumpre acordo sobre empréstimo consignado a empregados

0

Descumprindo compromisso assumido com representantes dos bancários na mesa de negociação durante a campanha salarial, a Caixa Econômica Federal divulgou no último dia 1º as regras de operação de empréstimo consignado para empregados com taxas de juros acima das menores praticadas pelo banco.        

O compromisso previa aos empregados a concessão de linhas de crédito com desconto em folha a juros com as menores taxas, desde que os bancários retornassem ao trabalho, pondo fim à greve. O Sindicato apurou que o banco concede a funcionários do Judiciário empréstimo consignado a juros menores do que os divulgados para o dos bancários. As informações estão no site da própria Caixa. 

“A Caixa mais uma vez descumpre o que foi acordado em mesa de negociação com os trabalhadores. Além de ter sido o último banco a apresentar uma proposta decente aos funcionários na campanha salarial, o que fez com que fossem os únicos da categoria a deflagrar greve, a Caixa volta a macular sua imagem ao demonstrar a falta de compromisso e de consideração que tem pelo seu corpo funcional”, denuncia Alexandre Severo, secretário de Saúde do Sindicato.

Não bastasse o banho de água fria que jogou nos funcionários, a Caixa também excluiu os aposentados de acesso ao benefício. “Os aposentados, que sempre contribuíram para o crescimento do banco, mais uma vez são sacrificados e se vêem alijados de importantes benefícios, mesmo que estes fujam do previsto em acordo”, lamenta Marlene Gomes, diretora da Federação Centro-Norte (Fetec/CN) e funcionária aposentada da Caixa.